* Atualizada às 19h35
Carol Rodrigues
Notícias Gerais
Em Carandaí, o número crescente de infecção pelo novo coronavírus tem preocupado autoridades do município. Com 26 casos confirmados e dois óbitos, a cidade luta para que a população respeite o isolamento social.
O município pertence à microrregião mineira de Barbacena. Está em terceiro lugar no número de casos, atrás apenas de Alto Rio Doce, que tem 28 infectados e Barbacena, com 323 e cinco óbitos.
A maior preocupação das autoridades de Carandaí é com os próprios moradores, que insistem em não atender às medidas de distanciamento social. “Apesar de todas as campanhas educativas e de conscientização, ainda percebemos que muitas pessoas ignoram a gravidade da doença”, revela Denilson Hermes da Cunha, secretário de Saúde.
Para tentar combater as aglomerações, a administração municipal decidiu implementar uma lei que permite multar pessoas que promovem aglomerações e descumprem as recomendações sanitárias, como o uso de máscaras.
“Já registramos cinco casos de pacientes classificados como suspeitos para Covid-19, que não respeitaram o isolamento domiciliar”
secretário de Saúde de Carandaí
“Nossa maior dificuldade é fazer com que a população evite sair de casa sem necessidade e também as festas e reuniões particulares”, esclarece Denilson.
Em Carandaí, a manutenção das medidas de distanciamento social é problema, inclusive, com pessoas com suspeita de estarem com a doença. “Já registramos cinco casos de pacientes classificados como suspeitos para Covid-19, que não respeitaram o isolamento domiciliar”, conta o secretário.
De acordo com ele, estes casos estão sendo identificados em ação conjunta do setor de Vigilância Epidemiológica com a Polícia Militar. Assim, são encaminhados ao Ministério Público para abertura de processo criminal.
Além disso, o secretário conta que a prefeitura tem tido trabalho em desmentir e combater fake news em Carandaí. Outra preocupação, segundo Cunha, é com a quantidade de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) disponíveis para população – já que a cidade também é atendida pelo sistema de saúde de Barbacena.