Redação
Notícias Gerais
Na manhã desta quinta (21), foi confirmado o primeiro falecimento provocado pela Covid-19 na região de São João del-Rei. Trata-se de um senhor de 86 anos, tio do prefeito Nivaldo Andrade, que morava em Santa Cruz de Minas. Depois dessa informação, o Notícias Gerais entrou em contato com a assessoria da administração municipal que certificou que, a prefeitura segue na intenção de reabrir o comércio, mediante a adesão ao programa estadual “Minas Consciente”.
Campanha “São João Não Pode Parar” convoca carreata para às 14h desta quinta (21)
No início da semana, um banner convocando a população foi replicado amplamente nas redes sociais, divulgando uma carreata de reivindicação da reabertura do comércio local, marcada para esta tarde de quinta (21).
A Associação do Comércio e da Indústria de São João del-Rei (ACI del-Rei) aponta não ter ligação com o movimento, apesar de apoiar “qualquer manifestação pública na reivindicação de seus direitos” e entender “a situação extremamente delicada que vive todo empreendedor são-joanense e a sua necessidade de poder trabalhar”, bem como o Sindicato do Comércio de São João del-Rei (Sindicomércio).
Pronunciamento da Prefeitura
Ainda segundo contato feito pela equipe do NG nesta quinta, a Prefeitura de São João del-Rei reafirma também não estar “apoiando a carreata não”, apesar da “Guarda Municipal e Polícia Militar vão estar (presentes) para controlar o trânsito e não dar nenhum problema”.
“Inclusive, eles (os manifestantes) estão reivindicando, da prefeitura, a abertura do comércio. Só que a prefeitura já aderiu ao programa ‘Minas Consciente’ e só vai fazer de acordo com a orientação do estado”, indica.
A manifestação também foi assunto de uma matéria da Rádio Emboabas, em São João del-Rei. Entrevistado pela equipe do veículo, em determinado momento, o assessor de comunicação, Tovar Luiz, disse: “Eu conversei com o perfeito Nivaldo José de Andrade, que é a favor de toda manifestação livre e democrática, desde que de forma ordeira e organizada, e congratula com os comerciantes e empresários da cidade por estarem pelejando com o Ministério Público para a liberação do comércio de forma ordeira, seguindo as restrições e as regras em si, como o uso de máscaras e o isolamento social”.
Estratégia irresponsável, capitalista e ssassina para nossos idosos e cidadãos de São Joao del Rei a abertura do comércio no momento em que a transmissão comunitária começa a crescer nos bairros e a primeira morte confirmada( dizem que já tinham 3 mortes não computadas). E hora de saber perder, ter prejuízos financeiros mas preservar a vida, o bem mais colorido que temos. E tempo de guerra onde a luta se faz em casa, no distanciamento. Temo por nossos cidadãos na regência desses ambiciosos capitalistas inescrupulosos.