

Kamila Amaral
Notícias Gerais
Nesta quinta (11), um acidente com um veículo da Prefeitura Municipal de São João del-Rei que transportava vacinas contra a Covid-19 para o Distrito de São Sebastião da Vitória resultou na perda de 16 doses do imunizante, sendo que duas delas ainda não foram sequer localizadas.
No veículo estavam o motorista e um agente de epidemiologia da cidade. Ambos foram encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com ferimentos leves.
Sargento Lara, do 2º pelotão da Polícia Militar Rodoviária de São João del-Rei, foi quem atendeu a ocorrência e esclarece que a perícia vai investigar as causas do acidente.
Segundo ele, o condutor do veículo alegou que foi realizar uma curva à direita e sentiu que a parte traseira do carro saiu da pista, o que o fez perder o controle do veículo que capotou e caiu em um abismo.
No boletim de ocorrência do acidente consta que foram recolhidos no local:
- 10 ampolas intactas de diluente para vacina contra a febre amarela, contendo 5 doses cada ampola
- 10 frascos intactos de vacina contra a febre amarela, contendo 5 doses cada frasco
- 1 frasco intacto de vacina oral contra a poliomielite, contendo 25 doses
- 10 frascos intactos de vacina Pentavalente, contendo 1 dose cada frasco
- 4 frascos intactos de vacina da Covid-19, do Instituto Butantan, contendo 1 dose cada
- 1 frasco quebrado de vacina contra a Covid-19, do Instituto Butantan, contendo 10 doses
Não foram localizados dois frascos de vacina da Covid-19, contendo uma dose cada.
O material recolhido no acidente foi escoltado, junto a um funcionário da Prefeitura, até a Secretaria Municipal de Saúde, onde foi deixado sob a responsabilidade de uma enfermeira-chefe.
“Segundo ela, as vacinas (mesmo as dos frascos intactos) seriam perdidas por causa do excesso da temperatura”, disse o sargento.
Legitimidade do acidente
Nas redes sociais, alguns moradores chegaram a questionar a veracidade do acidente com o carro que transportava as vacinas. O sargento que esteve presente no local indicou que havia marcas de freio na rodovia, toda a trajetória do veículo no meio da vegetação era visível e que a destruição do carro e os machucados do motorista eram, visivelmente, legítimos.