Por Raruza Keara*
Os desafios das mulheres no despertar da segunda década do século XXI são imensos e têm sido redefinidos em escala comunitária e global.
A distância entre ser e tornar-se mulher, como explicou Simone de Beauvoir ao identificar no seio da cultura patriarcal as sementes das desigualdades entre os gêneros, nos convoca a lutar por espaços de fala, de dignidade e de equilíbrio para homens e mulheres nas diversas dimensões da vida em sociedade.
Quando confrontamos dados estatísticos da inserção da mulher no mercado de trabalho e nas universidades com os índices alarmantes de Feminicídio pelo Brasil ou com os números sobre as diferenças salariais entre mulheres e homens que ocupam os mesmos cargos profissionais, nos damos conta do trabalho árduo que temos pela frente. Afinal, precisamos empoderar mulheres e alterar uma lógica de falsa superioridade masculina enraizada durante séculos em nossa experiência coletiva.
O artigo inaugural para o Notícias Gerais tem como pano de fundo esse cenário. O projeto Estúdio de Criações Peça Rara, idealizado em 2019 e inaugurado no início deste ano, reúne artesanato, sustentabilidade, empreendedorismo feminino e empoderamento.
Como jornalista e filha de uma artesã de São João del-Rei/MG, me senti instigada a desenvolver uma rede integrada de conteúdos com o objetivo de reunir mulheres, artesãs, empreendedoras e profissionais interessadas em moda inclusiva, em ações sustentáveis de consumo, em gestão de pequenos negócios e nos laços de afetividade criados pelo universo artesanal.
O projeto mistura informação, dicas de crochê e de moda e videoaulas, a fim de colaborar com a formação de artesãs e artesãos e de inspirar ações transformadoras e de empoderamento feminino. A coluna “Raridade nas Gerais” disponibilizará artigos, vídeos e entrevistas, que poderão contribuir para a divulgação dos universos da moda, da cultura e do artesanato local. As nossas histórias ficarão por conta dos protagonistas que desenrolam sua criatividade para construir uma sociedade mais consciente, mais solidária e bonita.
Os conteúdos do projeto estão interligados pelas plataformas abaixo:
Nos encontramos por aqui!
* Jornalista, docente e designer em crochê