Kamila Amaral
Notícias Gerais
Na última quinta-feira (13) foi liberada a abertura de bares e restaurantes em São Tiago. Apesar das regras e medidas de segurança impostas para minimizar o contágio da Covid-19, a reabertura gerou aglomerações, principalmente, nas praças e locais públicos da cidade.
“Os proprietários desses estabelecimentos se comprometeram a ter cuidado durante a pandemia, mas o comportamento dos clientes faz toda a diferença”, destaca o presidente do Comitê Especial de Enfrentamento ao Coronavírus e secretário municipal de Saúde – Leonardo Martins.
O secretário alerta para a possibilidade da cidade regredir para uma “onda” mais restritiva do programa Minas Consciente se for registrado aumento da taxa de contágio da Covid-19. “Os comerciantes locais, a exemplo dos proprietários de bares, precisam também de muitos cuidados, já que o risco de contaminação é alto. É preciso consciência para ter acesso às liberações que o Estado concedeu, principalmente dos bares”, salienta Martins.
Para tentar conter as aglomerações, a Polícia Militar irá intensificar a fiscalização nos bares da cidade. “A fiscalização de aglomerações também continua ocorrendo, sendo que o município tem uma multa para esses casos, no valor de R$ 1,2 mil, para penalizar o cidadão que provoca aglomerações ou que nelas estejam”, lembra o sargento da PM, Bruno Resende.
Perturbação
Além do risco de propagação do novo coronavírus, outro problema percebido na cidade durante o fim de semana foi a perturbação da ordem pública. Foram intensas as ações da polícia na fiscalização de veículos com som ligado, além de ter sido realizada a apreensão de duas caixas de som na Praça Ministro Gabriel Passos.
“Vale frisar que o som veicular não pode ser audível do lado externo do veículo e perturbar o sossego público, bem como a utilização de caixas de som portáteis em vias públicas em volumes que incomodem a ordem pública, nesses casos o aparelho é apreendido e o autor é preso e conduzido ao quartel para ser feito o termo de circunstanciado de ocorrência”, informa o sargento.
Funcionamento dos bares
Na nova versão do programa “Minas Consciente” fica estabelecido que em cidades enquadradas na onda amarela, como é o caso de São Tiago, os bares e restaurantes não podem receber clientes de segunda a quarta-feira, podendo realizar entregas em domicílio. De quinta à domingo, os locais podem funcionar com atendimento presencial, sem qualquer tipo de entretenimento, respeitando os horários estabelecidos no plano do Governo do Estado.