Guilherme Guerra
Especial para o Notícias Gerais
Após a vitória de 2×1 sobre o Pouso Alegre no último sábado (20), chegou ao fim a passagem de Loco Abreu pelo Athletic. Em comum acordo, clube e jogador optaram por adiantar o fim do vínculo contratual, que iria até 4 de abril, data que seria realizada a nona rodada do Campeonato Mineiro. A decisão foi tomada por uma sequência de fatores, como a iminente paralisação do Mineiro, a data de fechamento das fronteiras para o Uruguai (prevista para ocorrer em 2/4) e o fim das inscrições de atletas para o campeonato nacional, que se encerra no dia 5/4.
Abreu, inclusive, já tem novo clube em seu país de origem. Especula-se que o Sud-América, da segunda divisão uruguaia, será o 31º e último clube do atacante de 44 anos. Supersticioso, o 31º clube representará – de forma invertida – a mística camisa 13 do jogador, recordista mundial por defender o maior número de clubes profissionais.
Entretanto, o vínculo entre Athletic e Loco Abreu não acaba por aqui. Em áudio divulgado nas redes sociais, Fábio Mineiro, Gerente de Futebol do clube são-joanense, afirmou que o uruguaio deve retornar ao Brasil no meio do ano, onde irá trabalhar em parceria internacional com o time.
Relembre a passagem do uruguaio
Loco Abreu e Athletic oficializaram acordo no início deste ano, mas a contratação já vinha sendo negociada desde 2019.
2019: Na época, o clube fez uma enquete em suas redes sociais perguntando ‘‘quem deveria ser o novo centroavante para a disputa do Módulo 2?’’. Abreu foi o mais votado e uma delegação do time foi até o Uruguai tentar selar o negócio, que acabou não se concretizando.
03/02/2021: Dois anos após da primeira sondagem, veio o anúncio oficial. A contratação foi uma das mais importantes do Campeonato Mineiro e pautou noticiários, jornais e mídias de todo o Brasil e de parte da América Latina. Além da repercussão, a contratação virou hit de funk em São João del-Rei.
10/02/2021: Uma semana depois do anúncio, o jogador foi apresentado em São João del-Rei. Na coletiva, mostrou ser o mesmo velho conhecido da imprensa, com seu humor ácido e a boa articulação nas respostas. Do lado de fora, na porta do Joaquim Portugal, a torcida se aglomerou para recepcionar o novo ídolo.
03/03/2021: Um mês após o anúncio oficial, Abreu estreou pelo Esquadrão. O debut foi pela segunda rodada do Campeonato Mineiro, na derrota para o América-MG, em Juiz de Fora. Loco jogou por quase 70 minutos e não concedeu entrevistas.
07/03/2021: A segunda partida – a primeira em São João del-Rei -, foi na vitória diante o Boa Esporte. Com o campo alagado pela chuva que caiu insistentemente durante todo o jogo, Abreu mostrou vigor físico, mas não foi muito participativo.
14/03/2021: No Mineirão, Loco Abreu reencontrou o Cruzeiro e conheceu sua primeira derrota para a equipe celeste. Abreu já havia feito outras quatro partidas contra o Cruzeiro, vestindo as camisas de Grêmio e Botafogo. Dessa vez, foi superado junto com o Athletic por 1×0, e mandou uma bola no travessão: a chance mais clara de gol durante a sua passagem pelo Esquadrão.
20/03/2021: No último sábado, Sebástian despediu-se do Esquadrão após a vitória por 2×1 contra o Pouso Alegre. No total foram quatro jogos como titular, nenhum gol marcado e uma gigantesca admiração de todo o grupo. Ao fim da partida, jogadores posaram para a última foto do elenco com o lendário camisa 13.
Em anúncio oficial, o Athletic confirmou a saída e agradeceu ao jogador pelo profissionalismo, entrega tática e ajuda no crescimento da marca. Em vídeo divulgado pelo clube, Loco Abreu disse que agora, o Athletic tinha mais um torcedor:
‘‘Independentemente dessa situação, estou aqui para agradecer, porque foi uma experiência muito legal. Foi muito rápido, mas muito intenso. Gostei muito das pessoas, do clube, da forma como o clube está trabalhando e da cidade de São João del Rei, deu para curtir. Acho que tem muita coisa boa na parte esportiva também. Lógico que nosso objetivo não vai mudar. Independentemente de que eu não possa continuar, vou estar torcendo por vocês. Tomara que a gente consiga atingir os objetivos planejados’’, comentou.
E agora?
Loco Abreu retornará ao Uruguai, para provavelmente, jogar no SudAmérica e encerrar sua carreira pelo seu 31º time. Em áudio divulgado nas redes sociais, Fábio Mineiro, gerente de Futebol do clube são-joanense, afirmou que o uruguaio deve retornar ao Brasil no meio do ano, onde irá trabalhar em parceria internacional com o clube.