Início Gerais Cotidiano SANTA CRUZ DE MINAS CRIA PROJETO ONLINE DE SAÚDE MENTAL CONTRA ANSIEDADE...

SANTA CRUZ DE MINAS CRIA PROJETO ONLINE DE SAÚDE MENTAL CONTRA ANSIEDADE DURANTE ISOLAMENTO

Foto: Nathalia Lisboa

Por Arthur Raposo Gomes
Da Editoria

A ordem de isolamento social como forma de combater o novo coronavírus alterou a rotina dos moradores tanto dos grandes centros urbanos, quanto dos menores municípios do país. Desde o início da pandemia, por exemplo, a Prefeitura de Santa Cruz de Minas já adotou medidas severas para evitar a aglomeração pública de pessoas, implementou o controle de fluxo nas entradas na cidade, investiu em higienização de espaços coletivos e chegou a criar um projeto online de saúde mental contra a ansiedade da população local nesse difícil momento.

A psicóloga e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Tatiana Detomi Ramos, atua no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) em Santa Cruz de Minas desde 2017. Ela revela que a iniciativa surgiu na segunda semana de março, quando alguns pacientes começaram a demonstrar um nível maior de ansiedade, uma vez que estavam vivendo uma situação desconhecida por todos e ainda estavam afastados dos grupos do NASF voltados à saúde mental e saúde coletiva, que se reuniam periodicamente.

Tatiana se formou pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) há seis anos e também atua em consultório particular. (Foto: arquivo pessoal)

“Com a chegada da pandemia do coronavírus no Brasil e a orientação para realizar o isolamento social, a Prefeitura de Santa Cruz de Minas e a Secretaria de Saúde suspenderam as atividades em grupo para proteger a população”, lembra a psicóloga.

“Vendo toda essa realidade e fazendo parte da Comissão de Enfrentamento ao Covid-19 no município, fiz a proposta de manter o atendimento do plantão psicológico e as intervenções aos grupos. A proposta foi aceita pela comissão e começamos o projeto, efetivamente, no dia 23 de março”

– afirma Tatiana.

Por dentro do projeto

O projeto “Saúde Mental em Tempos de Isolamento Social” possui duas frentes de atuação: atendimento de plantão psicológico individual e atendimento aos grupos. Segundo Tatiana, a equipe do NASF de Santa Cruz de Minas dispõe ainda do apoio do terapeuta ocupacional do programa “Bem Viver – Atenção à Saúde Mental”, mantido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (CISVER).

“Um número foi fornecido a todos os cidadãos da cidade para que possam entrar em contato por meio de ligação telefônica ou mensagem. Dessa forma, são atendimentos de maneira individual, geralmente, em situações de crise ou alguma emergência em saúde mental. Esse suporte é realizado por psicólogas do município”, explica Tatiana.

Já as orientações em grupo ocorrem pelo aplicativo WhatsApp – que antes era apenas para os pacientes triados para o grupo de ansiedade coordenado por Tatiana, mas depois foi aberto a toda a população que tenha interesse em participar (o link está no final da matéria). Neste espaço, os profissionais conversam com os pacientes, compartilham materiais informativos sobre saúde em geral, áudios reflexivos, além e técnicas de manejo de ansiedade e relaxamento.

“Todos os dias, eu e o terapeuta ocupacional definimos um tema para trabalhar com o grupo. Gravamos um áudio para reflexão sobre esse assunto e os pacientes entram em contato com a gente para falar sobre as dificuldades ou o que estão fazendo para lidar com o tema do dia. A definição do que será tratado é sugerido pelos próprios pacientes, que de forma individual, apresentam a demanda em conversas comigo”, conta a psicóloga.

Sobre as técnicas de relaxamento, Tatiana descreve que elas são passadas em “áudios curtos, baseados no princípio do método de atenção plena. Isso ajuda com que eles fiquem em um estado mais tranquilo, dando referência de calma e ordem para momentos de ansiedade”.

Uma outra questão incentivada no grupo é relacionada com as atividades físicas. “A fisioterapeuta grava vídeos de atividades que eles já realizam com ela no grupo que ela atende e encaminhamos para o grupo. Assim, as pessoas conseguem se manter mais ativas”, exemplifica.

E nessas semanas em desenvolvimento, o projeto já tem apresentado resultado. “Pelo retorno que temos dos próprios pacientes, os conteúdos compartilhados ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade e a conseguir manter alguma rotina específica, o que é importante nesse momento”, finaliza. Pessoas ouvidas pelo Notícias Gerais – que fazem parte do grupo, mas preferiram não se identificar – confirmam a importância do projeto durante o isolamento social.

Para quem quiser participar

Os interessados em receber as orientações de “Saúde Mental em Tempos de Isolamento Social” devem ingressar no grupo de WhatsApp do projeto. O link está disponível aqui.

O telefone de contato do plantão psicológico é: (32) 9 8455-7724.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui