Redação
Notícias Gerais
Por meio de decreto publicado nesta sexta (16), a Prefeitura de São João del-Rei confirma a chegada do município à onda verde, considerada como etapa menos restritiva, do programa “Minas Consciente”.
Nesta semana, o Comitê Estadual da Covid-19 avaliou que a microrregião de São João del-Rei, bem como a macrorregião Centro-Sul de Saúde, estão aptas a avançar de nível, já que, até então, a cidade se encontrava na onda amarela. No entanto, faltava a decisão do Executivo municipal para confirmar a mudança.
Estando na onda verde, os seguintes segmentos estão autorizados a funcionar: aluguel de objetos pessoais e de empréstimo, atividades de recreação e lazer, cinema, além de realização de eventos – com população máxima de 30 pessoas.
As atividades letivas presenciais relacionadas a educação infantil, ensino fundamental e médio seguem suspensas, “conforme Decreto nº 8.925, de 06 de outubro de 2020, […], até o fim do Estado de Calamidade reconhecido pelo Decreto nº 06 de 20 de março de 2020 do Congresso Nacional”.
Ponto específico para restaurante
No mesmo documento, a administração municipal aponta que “fica facultado aos proprietários de restaurantes, em especial aos que trabalham com serviço de self-service, além das medidas previstas nos protocolos do Plano Minas Consciente, a disponibilização de um funcionário para servir aos clientes que vierem a frequentar estes estabelecimentos; ou disponibilizar luvas descartáveis para que os próprios clientes possam se servir”.