

Redação
Notícias Gerais
O número de contratações em São João del-Rei, no terceiro trimestre deste ano, superou o número de demissões, segundo o boletim do mercado de trabalho elaborado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE) da UFSJ. O saldo é de 221 vagas a mais.
O bom resultado, no entanto, não equilibra o grande número de demissões registradas neste ano, em função da crise decorrente da pandemia da Covid-19. No acumulado de 2020, o município fechou 772 vagas de trabalho, a maior parte no setor do comércio, seguido do dos serviços..
O aumento no número da geração de empregos neste terceiro semestre é tendência. No Brasil, as contratações superaram em 22,65% o número de demissões. Minas Gerais foi ainda mais longe, com diferença de 25,85%.
São João del-Rei ficou abaixo de ambos, com 20,21% a mais de admissões, decorrentes de 1.314 contratações e 1.093 demissões, resultando em um saldo de 221 postos criados.
O setor da construção foi o que mais gerou emprego no terceiro semestre do ano, com 99 postos de trabalho criados. Já o setor do comércio foi o pior e continua deficitário, com 495 admissões frente a 514 desligamentos.
O município finalizou o terceiro trimestre de 2020 com 16.585 empregos formais.
Sobre a pesquisa
O boletim do mercado de trabalho de São João del-Rei é uma publicação trimestral do NEPE. A pesquisa do NEPE possui como principal fonte de dados o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e, de maneira complementar, dados e análises do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).