Ana Laura Queiroz
Notícias Gerais
O município de São João del-Rei foi classificado com alto risco de infestação da dengue, conforme pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde cujo o resultado foi divulgado nesta sexta (22).
Durante esta edição do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), 2.167 imóveis foram visitados – o correspondente a 4,39% do total de imóveis trabalháveis no município. Ao todo, foram coletados 104 focos positivos do mosquito Aedes Aegypti.
Os bairros no qual foram identificados o maior número de casos de dengue são: Dom Bosco, Fábricas e São Caetano – em cada uma dessas localidades, nove focos foram detectados.
A classificação de alto risco serve de alerta, especialmente neste período chuvoso.
Ações pós-levantamento
Ainda de acordo com o comunicado enviado à imprensa pelo Setor de Endemias da Secretaria de Saúde de São João del-Rei, de imediato, todos os responsáveis pelos imóveis – que possuíam foco do mosquito – foram notificados e ainda serão direcionadas ações para prevenir a proliferação.
À população, recomenda-se cobrir ou vedar o armazenamento de água para consumo; vistoriar e lavar com frequência os vasos e bebedouros de animais. Orienta-se também a consertar calhas, lajes e toldos; vedar sanitários e ralos em desuso.
Quanto ao lixo e pneus velhos, o descarte em ambiente adequado é essencial para evitar os focos do mosquito.