Redação
Notícias Gerais
Um caminhão da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) foi flagrado enquanto despejava esgoto da rede da empresa em um córrego que corre paralelo à rua Luiz Giarola, na Colônia do Marçal, em São João del-Rei. O fato ocorreu nesta quinta (25), por volta das 9h.
A denúncia foi feita por um morador do bairro, que prefere não ser identificado. Segundo ele, não é a primeira vez que isso ocorre e já fez diversas reclamações na sede da Copasa em São João del-Rei, mas não foi atendido. “Aquilo ali, se você vier aqui na avenida, todo mundo aqui já cansou de pedir, já cansou de falar, mas aquilo ali tem sido uma constante. Já fizemos um monte de denúncia. Não adianta nada não”, desabafa a fonte ouvida pelo Notícias Gerais.
Em um trecho do vídeo (disponível acima), o morador grava uma trilha de resíduos deixada pelo caminhão e que – segundo ele – comprovaria a denúncia. “No vídeo, você pode ver que tem um rastro do caminhão… tem um chorume, que vai até onde o caminhão está. Ou seja, exatamente o caminho que ele faz para vim jogar e voltar para sugar mais”, denuncia o morador.
Ele cita ainda metade da conta mensal da Copasa é para recolhimento e tratamento do esgoto, conforme consta na imagem abaixo. “Para quê estou pagando esgoto, se eles não estão cuidando do esgoto?”, questiona.
O que a Copasa diz
O Notícias Gerais entrou em contato com a Ouvidoria da Copasa, que solicitou a placa do veículo que estava fazendo o ato. Segundo a atendente que conversou com a reportagem, somente após receberem essa informação, a empresa apuraria o caso e puniria o responsável, caso comprovada a denúncia.
A agência local da Copasa, por sua vez, encontra-se fechada por causa da pandemia da Covid-19. Foi encaminhado, também, um e-mail para a empresa, mas até o fechamento da edição desta matéria, às 19h08, não houve retorno.