Kamila Amaral
Notícias Gerais
Um outdoor instalado na ponte que liga a Rua Pedro Paulo à Rua Gal. Aristides Prado, uma das principais vias de acesso ao bairro Matosinhos, em São João del-Rei, chamou a atenção de alguns moradores nos últimos dias. “Diálogo sem abertura para questionar?” é a frase de destaque da peça.
O outdoor é uma crítica à Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021, cujo tema é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. Além da pergunta em destaque, outros questionamentos são feitos como “A campanha de 2021 favorece o verdadeiro diálogo?”, “Por que caluniar grupo ao invés de refutar as críticas” e “Por que aceitar autora pró-aborto se a Igreja Católica é a favor da vida desde a concepção?”.
Essa última pergunta se refere ao boato que circula nas redes sociais de que a autora do texto-base da Campanha Ecumênica da Fraternidade 2021 seria uma feminista pró-aborto. No entanto, o texto-base da campanha é escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic). O próprio conselho já esclareceu que o texto “foi resultado de um processo coletivo de construção, que iniciou no final de 2019. Teve participação direta de pessoas de diferentes áreas do conhecimento, em especial, sociologia, ciência política e teologia”.
Para o mestrando em Metafísica e Ontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mauro Luiz do Nascimento Júnior, esse parece ser um movimento orquestrado por um pequeno grupo de católicos ultraconservadores. “Os mesmos possuem vez e voz em algumas paróquias da cidade”, ressalta.
Segundo ele, a impressão que fica é de que os responsáveis pela crítica não leram o texto-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021.
“Não há qualquer defesa ao aborto, bem como ao comunismo. Por ser ecumênica, a CFE 2021 se atém a temas que unem as igrejas que compõem o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs), como desigualdade social, desemprego, saneamento básico, feminicídio e as mazelas que vieram conjuntamente à covid-19”, esclarece Nascimento.
Em uma de suas extremidades, o outdoor diz; “Teologia da Libertação é Heresia!”. Mauro afirma que a mesma não é condenada pela Igreja Católica, apenas alguns aspectos. “É importante salientar que o atual pontífice (O Papa Francisco) tem sua origem em umas das ramificações da Teologia da Libertação, que se chama Teologia del Pueblo (em tradução livre, Teologia do Povo)”, destaca.
O Notícias Gerais entrou em contato com a Diocese de São João del-Rei, mas o bispo Diocesano, Dom José Eudes, decidiu que a mesma não irá se pronunciar sobre o assunto.
Que pena! Gostaria tanto de ver a palavra do Bispo, independente de ideologias políticas! O esclarecimento do Sr Bispo muito nos ajudaria a esclarecer a Campanha da Fraternidade deste ano, principalmente! ?
O que significa aquele quadrado branco com pontos pretos?
Oi Samuel! Aquilo é um QR-Code: um código de barras especial que pode ser escaneado pela câmera da maioria dos celulares, levando o indivíduo a acessar algum conteúdo específico. Continue acompanhando o Notícias Gerais! 😉
vocês viram o conteúdo do site deles naquele código? tem vídeo com provas que a autora participou do texto e que realmente apoia o aborto, obrigado