

Kamila Amaral
Notícias Gerais
A Prefeitura de São João del-Rei informou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) recebeu 15 novos leitos para atendimento emergencial de casos leves e moderados de Covid-19. A previsão, segundo apuração, é de que os novos leitos passem a operar a partir desta terça (30).
Os novos leitos estarão acompanhados de pontos de oxigênio e de dois aparelhos de ventilação mecânica – estes também são conhecidos popularmente como “respiradores”.
A intenção da medida, de acordo com a administração municipal, é “desafogar” as demais casas de saúde da cidade, uma vez que tanto a Santa Casa de Misericórdia quanto o Hospital de Nossa Senhora das Mercês estão operando com lotação máxima nas alas destinadas ao atendimento de pacientes com Covid-19. Neste domingo (28), São João del-Rei registrou novo recorde de internações em leitos de terapia intensiva.
“Nós decidimos, para dar um auxilio, fazer esses 15 leitos na UPA. (…) Vai desafogar a UPA e vai melhorar (o atendimento) na Santa Casa e Hospital porque esses 15 (leitos) vão ficar na prevenção e menos pessoas deverão ir para a Santa Casa e o Hospital (das Mercês), que já estão com 100% (de ocupação de leitos de UTI)”, disse o prefeito Nivaldo Andrade (PSL) em comunicado oficial nesta segunda (29).
Unidade de Pronto-Atendimento
O Notícias Gerais entrou em contato com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) buscando maiores informações sobre a instalação desses novos leitos mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. Se e quando houver, esta matéria será atualizada.
Relembre
Conforme revelado em reportagem do Notícias Gerais, São João del-Rei estava sem leitos clínicos reservados para enfrentamento da pandemia No dia 29/1, uma manifestação aconteceu pedindo pela reabilitação desses leitos.