Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais
Neste domingo (15), eleitores de todo o Brasil vão às urnas para escolher seus representantes municipais. O pleito deste ano está diferente em relação às eleições passadas: por conta da pandemia do novo coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda aos votantes o uso de máscaras e álcool em gel.
Em São João del-Rei, o Notícias Gerais observou tranquilidade durante as primeiras horas de pleito. Sem grandes aglomerações, no centro da cidade, muitos eleitores usavam máscaras.
Eleitores
A placidez também foi notada por Luciana, moradora de São João del-Rei. “Está um clima bem tranquilo… as pessoas estão conscientes. Todo mundo chegando com máscara, mantendo a higienização, cumprindo todos os protocolos possíveis”, observa a eleitora.
Devido a crise sanitária provocada pelo novo coronavírus, Luciana relata, à reportagem, que aguardava um ambiente incomum, mas foi surpreendida com “a organização, que está bem tranquila”, avalia.
Acompanhando Luciana, Sônia afirma que, mesmo com a pandemia, fez questão de participar da eleição. Ela destaca que, com sua idade, não precisa é obrigada a votar, mas garante que a expectativa do resultado nas urnas a motiva: “(com) o (candidato) que ganhar, eu espero novidades para todos nós… porque a situação está feia no Brasil e em São João também”, comenta. “Espero que a partir de hoje, as coisa melhorem bastante”, completa Sônia.
Grande parte das ruas estão limpas
No começo desta manhã, as ruas do centro de São João del-Rei permaneciam, em sua maioria, limpas, sem a tradicional sujeira causada pelos santinhos eleitorais. Umas das exceções é a Rua Getúlio Vargas, onde foi possível encontrar muita propaganda impressa poluindo a via.