Ninguém sabe ao certo quem teve a iniciativa, tão importante em tempos de pandemia e crise econômica. Mas o fato é que o varal solidário instalado na região da Rua Bahia, em Barbacena, está fazendo sucesso entre as pessoas que transitam por ali.
Trata-se literalmente de um varal estendido, ao lado de uma prateleira afixada em um muro, embaixo de uma faixa que incentiva a solidariedade: “Abençoe e seja abençoado”.
Autogerida pelos próprios usuários, a iniciativa não precisa nem mesmo expor suas regras. As pessoas que passam por ali entendem rápido como funciona: quem tem descarta o que não usa mais e quem não tem pega o que precisa, sem excessos ou exageros, lembrando que outros também podem precisar. Simples assim.
“É uma forma da gente cuidar do visual e exercitar o desapego”, afirma a auxiliar de serviços gerais Fabiana Aparecida Ricardo, 32 anos, frequentadora assídua do espaço. “Eu venho tanto para descartar o que não uso mais quanto para garimpar peças novas”, conta ela.
Desapego e garimpagem
Vaidosa e empoderada, Fabiana não sabe dizer quem teve a ideia de criar o espaço que tanto aprecia. “Faz uns três meses mais ou menos que passo por aqui, vejo o varal, sempre dou uma olhadinha e descubro coisas interessantes”, relata.
A auxiliar de serviços gerais defende que todos devem exercitar o desapego, mesmo que isso seja difícil para mulheres vaidosas como ela. “Tento me desapegar do que não uso mais e trazer para doar, mas confesso que tem umas peças no meu guarda-roupa que não consigo desfazer. Tenho que melhorar mais”, brinca.
A filha dela, Mariana, 16 anos, estudante, sempre que pode acompanha a mãe no “garimpo”. Na tarde desta quarta (21), saiu do espaço muito satisfeita, com um shortinho jeans que pretende usar e abusar no verão.
Serviço
Se você tem alguma peça de roupa para doar ou precisa de doações, o ponto exato fica na esquina da Avenida José Francisco Bias Fortes de Abreu com a rua Padre Toledo, quase em frente à saída do Bahamas Mix.