Início Gerais Cotidiano VEREADORES DE SJDR COBRAM PRIORIDADE PARA IDOSOS NA VACINAÇÃO

VEREADORES DE SJDR COBRAM PRIORIDADE PARA IDOSOS NA VACINAÇÃO

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Os vereadores Lívia Guimarães e Rogério Bosco, ambos do PT, entraram com uma representação no Ministério Público (MP-MG) cobrando prioridade para os idosos na fila da vacinação contra a Covid-19. O pedido foi feito depois que a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei anunciou que estaria realizando um cadastro para que os profissionais da educação física, que atuam em academias, fossem vacinados junto aos demais profissionais da área da saúde.

Para os vereadores, os idosos fazem parte de um grupo de risco que apresenta maiores comorbidades e por isso devem ser priorizados na próxima etapa de vacinação.

“Entendemos que os profissionais de educação física fazem parte do grupo da saúde e realizam importantes trabalhos na manutenção da qualidade de vida das pessoas, mas entendemos também que há uma sequência a ser respeitada na escala de vacinações e, quando o município desrespeita esta deliberação, está ferindo o direito de toda a comunidade”, afirma Rogério Bosco (PT).

Após a repercussão da medida, a Secretaria de Saúde voltou atrás e emitiu, na quarta (3),  uma nota de esclarecimento sobre o cadastro de educadores físicos para a vacinação contra a Covid-19. 

Em nota, a secretaria informou que “o levantamento da relação de academias e de seus profissionais educadores físicos está ocorrendo para conhecimento dos números deste serviço no município, haja vista que eles prestam serviços a pessoas idosas, obesas e com sobrepeso, diabéticos, hipertensos e outros que possuem como prescrição médica atividades físicas, sendo muitas delas realizadas dentro dos ambientes das academias”.

A Secretaria Municipal de Saúde esclareceu também que esses profissionais ainda não estão sendo vacinados e que não existe previsão de quando serão. Segundo a pasta, o levantamento permite que a secretaria de saúde saiba quantos são os educadores físicos, em atividade, na cidade e se prepare melhor para a vacinação. 

“Levantamento semelhante a este está acontecendo com idosos acamados que, embora não termos ainda uma data prevista para vaciná-los, está sendo realizado para entendimento desta relação de forma antecipada e assim que seja autorizada a vacinação para este grupo possamos iniciar esta etapa seguindo as determinações do estado”, enfatiza a nota. 

O documento afirma ainda que os idosos estão elencados como grupo prioritário na fila da vacinação e que começaram a ser vacinados assim que o Estado autorizar. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui