Carol Rodrigues
Notícias Gerais
O incêndio que destruiu parte de uma região de proteção ambiental na Estação Ponto de Partida, em Barbacena, pode ter sido criminoso, segundo informações iniciais da investigação da Polícia Militar, obtidas pelo Notícias Gerais.
Na tarde dessa terça, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio na região da Sericícola. O fogo foi responsável por destruir cerca de 500m2 do total de 20 mil m2 que compõe o local.
Segundo fonte do Notícias Gerais, mais de cinco focos de incêndio foram vistos na região, que fica próximo a Secretaria Regional de Saúde, além da própria sede da Estação do Grupo Ponto de Partida.
Desde 2019, os integrantes do grupo cultural adotam algumas medidas para preservar o espaço, já que a terra era muito acometida por queimadas e também usada para criação de gado. O Instituto Estadual de Florestas (IEF) ajudou no processo de cercamento da área para transformação em uma APP.
Em novembro do ano passado, a área havia passado por um processo de reflorestamento, no qual cerca de 5 mil mudas de espécies da Mata Atlântica foram plantadas, com a ajuda de mais de mil moradores da cidade. “A gente fica muito bravo, sim, mas fica mais triste ainda com essa situação toda”, relata Renato Neves, que faz parte do Ponto de Partida há cerca de 20 anos.
A área também foi tombada como patrimônio público e abriga, atualmente, a Estação Ponto de Partida – que compreende um importante grupo de teatro fundado em 1980 – a Bituca, Universidade de Música Popular e a biblioteca Casa Palavra.
De acordo com Renato Neves, que faz parte da equipe que atua na preservação da área, no momento do incêndio, um integrante do grupo estava na escola e uma atriz passava por perto. “Eles viram o fogo e puderam acionar rapidamente o Corpo de Bombeiros”, revela.
Assista ao registro:
Instituições se manifestam
A subseção barbacenense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se manifestou por meio de nota, publicada nas redes sociais, sobre o acontecido. Demonstrando repúdio ao fato, a OAB apontou que estará junto na averiguação dos fatos “para encontrar os responsáveis por este crime ambiental”.
Além disso, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) de Barbacena também publicou nota de repúdio. No comunicado, a UEMG lamenta a destruição de uma parcela da primeira Reserva Ambiental da cidade. “É uma grande perda para a comunidade de Barbacena”, cita o informe.
40 anos de história
Em 2020, o Ponto de Partida comemora 40 anos de história. No entanto, os planos e atividades precisaram ser interrompidos com a pandemia de Covid-19 e, agora, com o incêndio que destruiu a mata.
“Era uma parte bonita… as plantas estavam grandes já, nós estávamos com planos de criar trilhas para que as pessoas pudessem caminhar”, comenta Renato Neves.
Ele revela que a vontade de fazer parte do grupo de teatro surgiu quando o Ponto de Partida foi se apresentar na escola em que estudava na cidade Curvelo, quando tinha 15 anos. Depois de se mudar para o Rio de Janeiro e ter a segunda experiência com a equipe, se inscreveu para o processo seletivo e foi selecionado entre os 100 concorrentes.
Agora, no aniversário de 40 anos do Ponto de Partida, muitas atividades que estavam sendo planejadas precisaram ser adiadas devido às orientações de distanciamento social.
Sobre os futuros cuidados com a reserva, Renato completa: “a gente também precisa que a população abrace porque não conseguimos fazer tudo sozinhos”, finaliza.