Início Opinião Crônica CRÔNICA: O PROBLEMA DOS NOSSOS TEMPOS É TER QUE USAR MÁSCARAS E...

CRÔNICA: O PROBLEMA DOS NOSSOS TEMPOS É TER QUE USAR MÁSCARAS E TRABALHAR EM HOME OFFICE?

Foto: Luciano Nascimento

Ana Isa Fonseca de Moura *

Seria chocante para qualquer um imaginar, alguns anos atrás, que “de um dia para o outro” um novo vírus apareceria para dizimar de forma extremamente acelerada a população e que teríamos que viver em quarentena. 

É banal pensar nessa pandemia como um divisor de águas, como um presságio para grandes tragédias e um futuro devastado. Para mim, pensar no futuro é claustrofóbico, partindo da ideia de que há coisas tão assustadoras ou ameaçadoras quanto este vírus.

Hoje, ao ligar a tv, vemos protestos e manifestações em prol de um regime anti-democrático, pessoas protestando… para que não possam mais protestar? As mudanças já começaram quando o preconceito, a violência e a repressão tomaram lugar de admiração.

Hoje, ao ligar a tv, vemos protestos e manifestações em prol de um regime anti-democrático, pessoas protestando… para que não possam mais protestar?

Ao mesmo tempo me impressiona ver o anseio das pessoas em voltar para sua normalidade. Mas que anormalidade é essa em que estão vivendo? No meu ponto de vista, poucas coisas mudaram, as ruas continuam cheias, as confraternizações continuam acontecendo, as visitas continuam marcando presença. Em um cenário assustador, o futuro que eu imagino nunca vai se ver completamente livre dessa pandemia, principalmente enquanto a ignorância for líder neste país.

Quais mudanças as pessoas temem? Ter que usar máscaras e trabalhar em home office? Assustador é pensar naqueles que não terão sequer essa opção. Assustador é pensar no crescimento da pobreza e na discrepância da desigualdade que só tendem a se acentuar depois de tudo isso. 

Devemos aprender a conviver com a hipótese de esta doença se tornar endêmica, de termos que aprender a conviver com ela. Conviver com a possibilidade de que nunca mais vejamos um mundo como era antes e, sobretudo, com a realidade de que existe uma infinidade de outras mudanças significativas acontecendo bem debaixo dos nossos narizes.

Quais mudanças as pessoas temem? Ter que usar máscaras e trabalhar em home office? Assustador é pensar naqueles que não terão sequer essa opção.

* É estudante de Comunicação – Jornalismo da UFSJ e produziu este texto sob a orientação do professor Paulo Caetano, numa ação do projeto Observatório da Saúde Coletiva – UFSJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui