

Kamila Amaral
Notícias Gerais
Na semana prevista, pelo Governo do Estado, como o pico da pandemia da Covid-19 em Minas Gerais o índice de ocupação dos leitos de UTI, do SUS (Sistema Único de Saúde), na Macrorregião de Saúde Centro-Sul é de 9,87%. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), segundo os dados atualizados de leitos de UTI registrados no SUSFácil.
As quatro microrregiões que compõem a macro Centro-Sul, São João del-Rei, Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, apresentam taxa de ocupação, de leitos de UTI do SUS, de 10,71%, 9,09%, 15% e 0%, respectivamente.
São João del-Rei
Dos 36 leitos de UTI disponíveis em São João del-Rei, que atende a população das 18 cidades da microrregião, 13 estão ocupados. Os leitos da cidade estão divididos igualmente entre a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Nossa Senhora das Mercês. Na Santa Casa seis leitos estão ocupados, no Hospital são sete.
Barbacena
A cidade de Barbacena também dispõe de 36 leitos de UTI, exclusivos para tratamento de Covid-19, para atendimento da população de sua macrorregião. Destes, cinco leitos são particulares. Em relação aos leitos do SUS, a taxa de ocupação está em 9,09%.
Conselheiro Lafaiete
Na segunda-feira (13), a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete anunciou a entrega de mais 17 leitos de UTI para o tratamento de pacientes com Covid-19. Dessa forma, a cidade agora conta com os 28 leitos recomendados pelo Estado para o enfrentamento da pandemia.
Em Conselheiro Lafaiete, os leitos estão divididos entre o Hospital São José (18) e o Hospital de Campanha (10). A taxa de ocupação dos leitos do SUS, para pacientes com Covid-19 e suspeitos, é de 15%. A taxa de ocupação total, segundo a Prefeitura, é de 30% dos leitos, entre públicos e privados.
Congonhas
Segundo o boletim municipal de Congonhas, desta terça (14), a cidade tem 74 casos ativos de Covid-19 e outros 70 pacientes recuperados. Em Congonhas não foi informada a taxa de ocupação de todos os leitos de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19. No entanto, a taxa de ocupação dos leitos de UTI, do SUS, na cidade está zerada.