Início Gerais Cotidiano EM SÃO TIAGO, TEMPLOS RELIGIOSOS SÓ ABREM SE RESPONSÁVEIS ATESTAREM PREVENÇÃO À...

EM SÃO TIAGO, TEMPLOS RELIGIOSOS SÓ ABREM SE RESPONSÁVEIS ATESTAREM PREVENÇÃO À COVID-19

Foto: Douglas Caputo

Najla Passos
Notícias Gerais

Em São Tiago, os responsáveis por templos religiosos que quiserem reabrir as portas têm que assinar um termo de compromisso de que irão respeitar os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus.  A medida foi a forma encontrada pela prefeitura do município para minimizar os riscos de exposição dos fiéis à pandemia de Covid-19 durante as celebrações religiosas.

“Nós definimos que cada pastor ou dirigente religioso tem que apresentar uma declaração, com seu nome, o nome da igreja, CNPJ ou CPF do responsável, dizendo que ele se responsabiliza pela reabertura, com tal número de pessoas, dentro das normas gerais”, afirma o prefeito, Denilson Reis (PSDB).

Segundo ele, as declarações serão discutidas e homologas ou não pelo Comitê de Prevenção ao Novo Coronavírus do município. O prefeito ressalta que o objetivo é garantir a segurança dos frequentadores, com distanciamento, oferta de álcool em gel e exigência do uso de máscaras, entre outros. Ele acrescenta que banheiros e bebedouros terão que ficar fechados. “São uma série de regrinhas para construirmos um ambiente mais seguro”, acrescenta.

Direito constitucional

Durante o período mais duro da quarentena, as atividades religiosas em São tiago foram reduzidas por um acordo. “Na verdade, nós não poderíamos fechar os templos religiosos em tempo algum, porque a Constituição lhes reserva o direito de ficarem abertos. Mas aqui em São Tiago, nós fizemos um grande acordo com todosl”, conta o prefeito.

Segundo ele, a negociação com a paróquia da igreja católica apostólica romana foi muito tranquila, porque os responsáveis assumiram e entenderam a necessidade do isolamento. “O bispo aqui de Oliveira é bastante rígido. Então, foi fácil conduzir”, explica.  

Reis afirma que chegou a um bom termo também nas negociações com os templos evangélicos. “Tivemos um bom diálogo, mais pautado na responsabilidade de cada um, e eles decidiram ficar fechados até agora no final de julho. Foram feitas poucas celebrações, mas com poucas pessoas, três ou quatro pessoas, mais ou menos”, esclarece.

Números da Covid-19

Com quase 11 mil habitantes, São Tiago já registrou oito casos positivos de Covid-19 e duas mortes desde o início da pandemia. Atualmente, há um cso em investigação no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui