De malas prontas para um temporada na Itália, o Teatro da Pedra se despede de São João del-Rei com a reapresentação do espetáculo Odisseia, que encantou o público da cidade e de Belo Horizonte, no ano passado.
Com Odisseia, o grupo faz uma releitura dos dramas humanos, a partir da obra prima da literatura ocidental de Homero, que narra a história do complicado retorno ao lar de Odisseu, herói grego e combatente de guerra. Uma narrativa fantástica na qual seu protagonista atravessa mares, terras de gigantes e feiticeiras, passando pelo reino dos mortos.
A abordagem desta aventura quase apocalíptica traz do passado para o presente, apontando para o futuro, as angústias, medos, aflições, desejos e esperanças, dores e sofrimentos, desafios e superações de um herói até seu retorno para casa. E ressalta uma pergunta que permeia toda a existência da humanidade: qual a vantagem das guerras?
Dessa maneira, o público é levado a se identificar com o personagem condutor da história e suas fantásticas aventuras, que nada mais representam do que a própria jornada da vida de cada um de nós.
A criação coletiva do Teatro da Pedra, ao longo de 18 meses de preparação, com direção impecável de Juliano Pereira, oferece ao público uma obra emocionante e contemporânea, uma “repetição com diferença”, valendo-se na medida exata dos recursos cênicos próprios da linguagem teatral.
Luzes, sons e poucos elementos cênicos ressaltam a performance inquestionável dos 14 atores em cena, que, para retratar os horrores da guerra, revelam no palco a cuidadosa preparação física e artística à qual se entregaram durante o processo de construção do espetáculo.
Rumo à Itália
O grupo foi convidado para fazer uma Residência Artística com Francesca Della Monica e Ernani Maletta, em Florença. Ernani Maletta é o diretor musical do espetáculo “Odisseia” e, no período dos ensaios do espetáculo, Francesca Della Monica passou dez dias em São João del-Rei com o grupo. A ida para Itália tem com o objetivo aprofundar o fazer artístico e trazer para os palcos e ruas um teatro cada vez mais potente.
Francesca Della Monica é artista e pedagoga, que conduz uma pesquisa original sobre as diversas possibilidades da voz e da musicalidade no âmbito teatral contemporâneo, por meio de uma metodologia própria. É considerada uma das maiores especialistas na Europa, tanto pelo aspecto técnico quanto pelo criativo, com um sólido conhecimento tanto das técnicas tradicionais quanto das experiências experimentais e de vanguarda – fruto de uma formação eclética que reúne a Filosofia, a Arqueologia, a Música, o Teatro e as Artes Visuais.
Destaca-se também pela sua experiência e predileção pelo estudo das notações não convencionais da voz, próprias da música contemporânea. O seu particularíssimo percurso artístico conduziu-a a colaborações significativas, destacando-se o encontro com John Cage, um dos principais nomes da música do século XX, que compôs e adaptou alguns solos para a sua voz.
No que diz respeito à pesquisa vocal, Representa a Itália no âmbito da Instituição Giving Voice of Wales, um dos mais importantes organismos de pesquisa europeia sobre os estudos voltados à vocalidade. Desde 2010, trabalha em parceria com o artista e pesquisador brasileiro Ernani Maletta, encontro que se desdobrou em outras parcerias artísticas e pedagógicas, além da colaboração com diversos grupos e artistas cênicos, entre os quais se destacam o Grupo Galpão e o Teatro da Pedra. Ernani Maletta*
Serviço
Espetáculo Odisseia, de 5 a 8 de março, às 20h, no Teatro da Pedra – Avenida Luis Giarola, 2564, Colônia do Marçal. Classificação: 12 anos Duração: 1h20
Ingresso: R$ 30 (INTEIRA) e R$ 15 (meia-entrada conforme disposto em lei) Informações: 32 3373 3580