Início Gerais Política SANTA CRUZ: MULHERES SÃO DONAS DE CASA; HOMENS SÃO SERVIDORES

SANTA CRUZ: MULHERES SÃO DONAS DE CASA; HOMENS SÃO SERVIDORES

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Najla Passos
Notícias Gerais

As mulheres ainda são a minoria entre os candidatos de Santa Cruz de Minas. Não há candidatas a prefeita ou vice-prefeita. E dentre os que disputam as nove vagas de vereadores, elas são apenas 31 do total de 91 candidatos. Mais precisamente 34%.

O perfil delas, porém, é bastante parecido com o dos homens que concorrem ao mesmo cargo nestas eleições. Tanto elas quanto eles são, em sua maioria, brancos, casados, com ensino médio completo, conforme os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A diferença entre os sexos fica explícita em relação à ocupação. Enquanto a maioria das 31 mulheres candidatas é dona de casa (10) ou artesã (7), a maior parte dos 60 homens candidatos é formada por servidores públicos (8) e comerciantes (7). Aposentados (6) também se destacam.

O curioso é que apesar dos homens ocuparem posições socialmente reconhecidas como de maior destaque, as mulheres do município são mais qualificadas do que eles. O percentual de mulheres com ensino superior completo é de 12,9%; já o de homens é de 11,6%. As mulheres com ensino médio completo somam 45%; os homens, 36,6%. As mulheres com ensino fundamental incompleto são 16,1%; os homens, 26,6%.

Cor/Raça

Dentre as 31 candidatas à Câmara de Santa Cruz de Minas, as que se autodeclararam brancas são 20. Em seguida, estão as pardas (9) e negras (2). Não há candidatas indígenas ou amarelas registradas.

Dos 60 homens candidatos, 31 são brancos, 17 são pardos, 11 são pretos e um amarelo.

Estado civil

Em relação ao estado civil, 15 das candidatas mulheres são casadas, 13 são solteiras, duas são divorciadas  uma, viúva. Dos homens, 31 são casados, 16 solteiros, sete divorciados, quatro separados judicialmente e dois, viúvos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui