Redação
Notícias Gerais
Em vídeo publicado nas mídias sociais na noite desta quinta (29), o prefeito de Barbacena, Carlos Du (MDB), afirmou que os encontros feitos na Rússia “a médio, longo prazo aí vão trazer bons resultados também não só para Barbacena, mas para toda a região”.
O chefe do Executivo barbacenense esteve no país desde o início do mês, com o objetivo de participar do Internacional Fórum Municipal do BRICS (Fórum IMBRICS), evento que teria a duração de 12 dias. No entanto, antes do término do evento, ele testou positivo para Covid-19.
“Infelizmente, eu não consegui participar de toda a programação prevista para os encontros que aconteceriam, que aconteceram na Rússia, mas a gente conseguiu participar de algumas reuniões que geraram bons frutos”, garantiu.
No momento em que o vídeo foi gravado, Du sinalizou que estava chegando no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo (SP). Na legenda, escreveu que “em breve estarei em Barbacena”.
Estado de saúde
Diagnosticado e recuperado da infecção do novo coronavírus durante o período em que esteve na Rússia, Carlos Du revelou, no mesmo comunicado audiovisual, que está prevista uma avaliação médica a ser realizada.
“Tenho a indicação dos médicos da Rússia para a fisioterapia e tal. Então vamos aguardar para gente ver como vai ser nos próximos dias”, pontuou.
“Se Deus quiser, daqui a pouco, a gente está 100% aí de volta na labuta”, reforçou o prefeito de Barbacena que, no vídeo, agradeceu à quem torceu pela respectiva recuperação, além dos profissionais envolvidos na viagem.
Relembre
Conforme publicado pelo Notícias Gerais, a viagem de Du à Rússia tem sido questionada em Barbacena.
Para o vereador Thiago Martins (PV), “se a situação já estivesse um pouco mais tranquila, talvez faria mais sentido o prefeito viajar, procurar expandir mais, mas não foi um momento propício: foi um período bem fora da lógica e do contexto, uma atitude pouco inteligente”.
Ele ainda disse que o Legislativo deve apurar os passos de Carlos Du durante o período no país estrangeiro, principalmente, em atitudes que ele caracteriza como “mau exemplo”, que foi o fato de o prefeito dar palestras, sem fazer uso de máscara, poucos dias após receber alta médica.
A equipe de reportagem do portal tentou contato com a assessoria de comunicação do Executivo, sem sucesso, na intenção de levantar os custos financeiros da viagem.
Já a presidência da Câmara de Vereadores de Barbacena, por meio de nota, pontua que estava ciente da viagem internacional.
“A Câmara Municipal de Barbacena representa os barbacenenses e seus interesses. O que é bom para a cidade, a Câmara sempre apoiará”, frisa.