Início Gerais Cotidiano POR QUE ESTÁ TÃO DIFÍCIL RESPIRAR EM BARBACENA?

POR QUE ESTÁ TÃO DIFÍCIL RESPIRAR EM BARBACENA?

Foto: reprodução.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Os moradores de Barbacena amanheceram nesta sexta (11) para mais um dia de mau cheiro na cidade. Nas redes sociais, muitos deles se manifestaram, alegando sentir um cheiro forte, parecido com enxofre, que, além do incômodo, causa náuseas e dores de cabeça.   

“Há algum tempo a cidade vem amanhecendo debaixo de uma neblina incomum, ou seja, que não é pelo tempo frio e temperatura do local, aparentemente uma fumaça branca que cobre grande parte da cidade”, conta  Karina Nezio Jurkevicz Sembay, residente no bairro Grogotó, na divisa com o Santa Luzia.

Segundo ela, essa “fumaça branca” vem acompanhada de um mau cheiro forte, que causa tosse e sensação de sufocamento, como ela mesma descreve. A moradora afirma que se a situação é recorrente e que a população já se manifestou diversas vezes sobre o assunto, mas nenhuma providência foi tomada. 

“É necessário haver um comprometimento da gestão municipal com a saúde da população. Ao meu entendimento, seria necessário uma auditoria de qualidade da água e do ar das indústrias em Barbacena, do que elas devolvem ao meio ambiente, porque pode ser algo nocivo à saúde da população”, declara Sembay.

Guilherme Esteves, morador do bairro São Jorge, descreve o cheiro como “insuportável” e destaca que a situação vem piorando nos últimos tempos. “Além disso, fica essa névoa (…) a gente fica com dor de cabeça e enjoado”, afirma. 

Alguns moradores da cidade acreditam que o problema venha das instalações da Fiven, antiga Saint-Gobain, instalada na BR-265, na saída para Barroso. Segundo eles, é possível perceber, durante a noite, essa névoa saindo do local, além do mau cheiro ser mais forte naquela região.

Moradora do bairro Caminho Novo, Valeria Ramos costuma compartilhar a situação com seus seguidores nas redes sociais. Nas palavras dela: “fica essa neblina, essa fumaça no ar e um mau cheiro horrível, que demora a passar”. 

Cíntia Caroline de Oliveira, residente no centro de Barbacena, conta que nota, há anos, o cheiro ruim que paira sobre a cidade. No entanto, ele costumava ficar mais concentrado nos bairros vizinhos à rodovia e nos últimos anos, além de estar mais forte, passou a ser percebido em todas as partes da cidade. 

“O cheiro parece de algum produto químico, e a população tem medo de que seja tóxico. O cheiro faz mal, causa enjoos nas pessoas”, diz Oliveira.

O silêncio da Fiven

A Fiven é a multinacional líder na produção de carbeto de silício, um composto químico que pode ser usado como abrasivo ou sintetizado para criar uma cerâmica de dureza excepcional, que suporta temperaturas muito altas na indústria.

Em Janeiro de 2020, após reclamações dos moradores de Barbacena, a Fiven emitiu uma nota em que afirmava estar em consonância com todos os seus compromissos ambientais e possuir todas as licenças necessárias para as atividades exercidas na cidade. A empresa ainda afirmava estar investigando “as possíveis causas, incluindo condições climáticas adversas”. 

Na manhã desta sexta (11) o Notícias Gerais tentou contato com a Fiven para descobrir se as investigações realizadas pela empresa deram resultado. No entanto, não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria, às 14h07.

E a Prefeitura?

O Notícias Gerais também tentou contato com a Prefeitura de Barbacena, a quem cabe fiscalizar e agir para resguardar o bom cumprimento das normas ambientais na cidade. Apesar da assessoria de comunicação ter informado que emitiria uma nota a respeito do assunto, isso não aconteceu até o fechamento desta matéria, às 19h50 desta sexta (11).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui