Ana Laura Queiroz
Notícias Gerais
Nascido e criado no bairro Tejuco, em São João del-Rei, Giovanni Carvalho saiu duplamente vitorioso de um dos torneios mais importantes de jiu-jitsu no mundo. A competição ocorreu no último final de semana (14 e 15 de novembro), na cidade de Georgia, Estados Unidos. O evento tem grande importância no cenário internacional por ser organizado pela North American Grappling Association (NAGA), maior associação de lutadores corpo a corpo do mundo, com mais de 200 mil associados.
O jovem atleta, de 26 anos, levou para casa dois cinturões: um de sua categoria de peso e outro da categoria peso absoluto, onde não há limite de pesagem entre os competidores. Em entrevista ao Notícias Gerais, Giovanni compartilha sua animação com a vitória:
“National American grappling! Pra mim é uma conquista muito grande. Poder ter vindo de uma cidade pequena e conseguir representar foi maravilhoso!”
– declara Giovanni Carvalho, à reportagem.
Giovanni conheceu o jiu-jitsu em 2011, por meio do projeto social da equipe Bauer Sport, em São João del Rei. “No primeiro dia eu já me identifiquei com o esporte e desde então nunca mais parei”, comenta, com emoção. O projeto existe até hoje e tem o objetivo de levar o jiu-jitsu para os bairros periféricos da cidade, oferecendo aulas e treinos gratuitos para todas as idades.
Duas vezes campeão mineiro na modalidade, em 2011 e 2012, pela Federação Mineira de Jiu-Jitsu (FMJ-J), o atleta despertou o interesse de uma das maiores equipes da modalidade no Brasil, Equipe Cícero Costha, de São Paulo. Foi então que, em 2016, Giovanne se mudou para a capital paulista para treinar com o nacionalmente conhecido, Mestre Cicero Costha. Três anos depois, em 2019, graduou-se faixa preta pela equipe.
Para o atleta, ganhar dois cinturões em uma competição deste porte é resultado de uma rotina intensa de treinamento e dedicação. “Ao todo, foram cinco lutas em um dia… consegui finalizar uma das lutas em 37 segundos! Impus meu jogo na luta, tudo o que havia treinado consegui realizar”.
Giovanni treina todos os dias, jiu-jitsu e preparação física, descansando apenas aos domingos. A equipe de treinadores do atleta conta com nomes renomados: Jucão, ex-atleta do UFC e integrante da equipe American Top Team na Georgia, EUA; treinador Fábio Novaes, da equipe Fábio Novaes Brazilian Jiu-Jitsu na Flórida, EUA; e Cícero Costha, da equipe Cícero Costha, no Brasil.
Ao NG, ele ressalta a importância do esporte e de dar visibilidade, especialmente, para os atletas que saíram das pequenas cidades. “O esporte pode te levar a lugares incríveis e pessoas maravilhosas. Nunca imaginei poder conhecer outros países e o esporte me trouxe até aqui… disciplina é a chave. Eu quero muito que os atletas e esportistas da minha cidade possam viver uma experiência como essa. É muito gratificante!”.
Ainda durante a entrevista, Giovanni indica qual é o seu objetivo: ser campeão mundial. “Para mim foi uma experiência incrível, me mostra que estou no caminho certo para o meu objetivo”, conclui.