Redação
Notícias Gerais
O período de carnaval, que não teve folia devido à pandemia da covid-19, foi de redução do registro de novos casos, bem como na confirmação de mortes pela doença nas cidades da região.
O Notícias Gerais fez um balanço comparando o número de casos e óbitos entre início e o último dia em que seria celebrada a festividade. A reportagem não conseguiu apurar se houve redução no volume de testagem durante o período.
O Noticias Gerais também seguirá atento aos números dos próximos dias, quando será possível aferir o resultado das aglomerações em festas e baladas clandestinas realizadas na região.
Confira os números do carnaval:
Em Barroso, foram confirmados apenas cinco novos casos entre os dias 12 e 16 de fevereiro e também foi confirmada a 11ª morte pela covid-19. O município passou de 462 para 467 casos confirmados no período.
Na segunda-feira (15), foi confirmado o 11º óbito por complicações da doença. A vítima, que apresentava comorbidades, tinha 59 anos e faleceu no domingo (14) no Hospital Ibiapaba em Barbacena, onde estava internada desde o dia 08 de fevereiro.
São João del-Rei registrou 39 novos casos e duas mortes pela covid-19 no período, saltando de 3016 para 3055 casos e de 55 para 57 óbitos. No dia 13 de fevereiro foram registrados dois óbitos de residentes de São João del-Rei, uma mulher de 82 anos e um homem de 71 anos de idade, ambos com comorbidades.
Barbacena, que passou por um grande aumento dos casos durante o mês de janeiro e as primeiras semanas de fevereiro, teve 74 novos registros no período, passando de 3453 para 3527 e permaneceu com 76 mortes em decorrência da covid-19.
O município de Resende Costa não registrou nenhum caso e nenhum óbito no carnaval, permanecendo com 189 casos confirmados e três mortes.
A exemplo de Resende Costa, Dores de Campos não registrou novos casos e mortes por covid-19 no período e se manteve com 518 casos e 14 óbitos.
São Tiago registrou apenas dois casos no período, passando de 141 para 143 e não confirmou nenhum óbito, permanecendo em sete.
A cidade de Lagoa Dourada confirmou quatro novos casos, aumentando de 275 para 279 e também não registrou nenhuma morte por covid-19 no carnaval.
Tiradentes registrou apenas um caso, passando de 230 para 231 e não houve registro de novas mortes, permanecendo com três.
A cidade de Prados, a exemplo de Tiradentes, também confirmou apenas um novo caso, chegando a 162 e mantendo o número de mortes em sete.
O município de Santa Cruz de Minas divulgou seu último boletim epidemiológico no dia 12 de fevereiro, com 267 casos confirmados e seis mortes. Portanto, não foi possível fazer o comparativo.