Redação
Notícias Gerais
Quase 18 horas após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em São João del-Rei pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Prefeitura do município descartou a ocorrência. E o desencontro das informações entre os agentes públicos aumenta o pânico da população.
“Houve uma divergência de dados entre o boletim municipal e o estadual”, informa a Prefeitura, em nota de esclarecimento à população.
A pandemia de desinformação, minuto a minuto:
21/3 – 17h: A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) emite o Informe Epidemiológico Coronavírus 21/03/2020, que registra a incidência do primeiro caso de Covid-19 no município de São João del-Rei.
21/3 – 17h49: A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São João del-Rei encaminha à imprensa o Boletim número 7 da Vigilância Epidemiológica do Município, emitido neste sábado (21), que informava que não havia nenhum caso confirmado da doença no município.
21/3 – 17h59: Questionado pelo Notícias Geral sobre a discrepância em relação aos dados divulgados pela SES-MG, o coordenador de Endemias da Secretaria do Município, José Ubrajara Jardim Junior, explica que o boletim mais atualizado é o emitido pela SES-MG. Portanto, confirma a informação sobre a incidência do primeiro caso de Covid-19 no município.
21/3 – 19h21: Junior afirmou ao Notícias Gerais, em áudio, via WhatsApp, que a Secretaria ainda estava apurando quem era o paciente que contraiu Covid-19, já que havia a informação de que ele residia fora da cidade. “Assim que eu tiver uma informação certa, oficial, eu te passo”, afirmou.
21/3 – 19h35: O coordenador de Endemias encaminha a seguinte mensagem ao Notícias Gerais: “É um estudante de SJDR que está em BH, porém o endereço é de SJDR. Portanto, SJDR segue sem nenhum caso confirmado”.
21/3 – 20h25: A Agência Minas, o órgão oficial de informações do Governo de Minas Gerais anuncia que todo o Estado já é considerado área de transmissão comunitária da doença. Momentos antes, o governador Romeu Zema, por meios das suas redes sociais, afirmou que o número de casos suspeitos passou de 426 para quase 6 mil em quatro dias.
21/3 – 22h42: O vereador Dudu de Paula (Rede) confirmou, em live ao vivo nas redes sociais, a ocorrência do primeiro caso de contágio em São João del-Rei. Segundo ele, a coleta do exame foi feita da UPA e o paciente encontra-se em isolamento domiciliar, sendo monitorado pelos agentes sanitários.
21/3 – 23h09: Pelas redes sociais, chega a informação de que a Rádio São João del-Rei havia entrevistado a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Eliene Freitas, que confirmou a incidência do primeiro caso na cidade
22/3 – 00h21: O coordenador de Endemias afirma ao Notícias Gerais que houve, de fato, uma confusão na divulgação dos dados pela SES-MG e informa que a Secretaria do município emitirá uma nota na manhã deste domingo (22).
22/3 – 08h32: O Notícias Gerais questiona ao coordenador de Endemias da Prefeitura onde e como ocorreu o contágio do paciente de São João del-Rei. Ele responde: “No Sistema só aparece o nome do paciente. (…) Agora nós vamos fazer esta investigação. Assim que tiver eu te passo”.
22/3 – 09h30: Notícias Gerais contata o secretário de Saúde do município, José Marcos Ferreira de Andrade, que reafirma que a Secretaria de São João del-Rei emitirá uma nota oficial a respeito do caso.
22/3 – 10h53: Nota de Esclarecimento da Prefeitura de São João del-Rei descarta ocorrência de Coronavírus no município.
ALERTA MÁXIMO
Em pronunciamento nas redes sociais, o governador Romeu Zema afirmou, na noite de sábado (20), que a situação é grave no estado. O número de casos suspeitos saltou de 400 para quase 6 mil em apenas três dias. Já são 55 casos confirmados no Estado.
“O nosso grau de preocupação só tem aumentado. A partir de agora, o estado de Minas Gerais já é considerado área de transmissão comunitária do coronavírus, o que é muito grave. Isso indica que, em qualquer região do estado, o vírus está presente e não sabemos de onde é a sua origem”, explicou.