Início Gerais Cotidiano 18H APÓS CONFIRMAÇÃO DO 1º CASO DE CORONAVÍRUS EM SJDR PELO ESTADO,...

18H APÓS CONFIRMAÇÃO DO 1º CASO DE CORONAVÍRUS EM SJDR PELO ESTADO, PREFEITURA DESCARTA OCORRÊNCIA

Foto: Najla Passos

Redação
Notícias Gerais

Quase 18 horas após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em São João del-Rei pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Prefeitura do município descartou a ocorrência. E o desencontro das informações entre os agentes públicos aumenta o pânico da população.  

“Houve uma divergência de dados entre o boletim municipal e o estadual”, informa a Prefeitura, em nota de esclarecimento à população.

A pandemia de desinformação, minuto a minuto:

21/3 – 17h: A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) emite o Informe Epidemiológico Coronavírus 21/03/2020, que registra a incidência do primeiro caso de Covid-19 no município de São João del-Rei.  

21/3 – 17h49: A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São João del-Rei encaminha à imprensa o Boletim número 7 da Vigilância Epidemiológica do Município, emitido neste sábado (21), que informava que não havia nenhum caso confirmado da doença no município.

21/3 – 17h59: Questionado pelo Notícias Geral sobre a discrepância em relação aos dados divulgados pela SES-MG, o coordenador de Endemias da Secretaria do Município, José Ubrajara Jardim Junior, explica que o boletim mais atualizado é o emitido pela SES-MG. Portanto, confirma a informação sobre a incidência do primeiro caso de Covid-19 no município.

21/3 – 19h21: Junior afirmou ao Notícias Gerais, em áudio, via WhatsApp, que a Secretaria ainda estava apurando quem era o paciente que contraiu Covid-19, já que havia a informação de que ele residia fora da cidade. “Assim que eu tiver uma informação certa, oficial, eu te passo”, afirmou.

21/3 – 19h35: O coordenador de Endemias encaminha a seguinte mensagem ao Notícias Gerais: “É um estudante de SJDR que está em BH, porém o endereço é de SJDR. Portanto, SJDR segue sem nenhum caso confirmado”.

21/3 – 20h25: A Agência Minas, o órgão oficial de informações do Governo de Minas Gerais anuncia que todo o Estado já é considerado área de transmissão comunitária da doença. Momentos antes, o governador Romeu Zema, por meios das suas redes sociais, afirmou que o número de casos suspeitos passou de 426 para quase 6 mil em quatro dias.

21/3 – 22h42: O vereador Dudu de Paula (Rede) confirmou, em live ao vivo nas redes sociais, a ocorrência do primeiro caso de contágio em São João del-Rei. Segundo ele, a coleta do exame foi feita da UPA e o paciente encontra-se em isolamento domiciliar, sendo monitorado pelos agentes sanitários.

21/3 – 23h09: Pelas redes sociais, chega a informação de que a Rádio São João del-Rei havia entrevistado a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Eliene Freitas, que confirmou a incidência do primeiro caso na cidade

22/3 – 00h21: O coordenador de Endemias afirma ao Notícias Gerais que houve, de fato, uma confusão na divulgação dos dados pela SES-MG e informa que a Secretaria do município emitirá uma nota na manhã deste domingo (22).

22/3 – 08h32: O Notícias Gerais questiona ao coordenador de Endemias da Prefeitura onde e como ocorreu o contágio do paciente de São João del-Rei. Ele responde: “No Sistema só aparece o nome do paciente. (…) Agora nós vamos fazer esta investigação. Assim que tiver eu te passo”.

22/3 – 09h30: Notícias Gerais contata o secretário de Saúde do município, José Marcos Ferreira de Andrade, que reafirma que a Secretaria de São João del-Rei emitirá uma nota oficial a respeito do caso.

22/3 – 10h53: Nota de Esclarecimento da Prefeitura de São João del-Rei descarta ocorrência de Coronavírus no município.

ALERTA MÁXIMO

Em pronunciamento nas redes sociais, o governador Romeu Zema afirmou, na noite de sábado (20), que a situação é grave no estado. O número de casos suspeitos saltou de 400 para quase 6 mil em apenas três dias. Já são 55 casos confirmados no Estado.

“O nosso grau de preocupação só tem aumentado. A partir de agora, o estado de Minas Gerais já é considerado área de transmissão comunitária do coronavírus, o que é muito grave. Isso indica que, em qualquer região do estado, o vírus está presente e não sabemos de onde é a sua origem”, explicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui