Kamila Amaral
Notícias Gerais
Assim como o número de casos confirmados, a ocupação de leitos hospitalares e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes com Covid-19 e suspeitas tem apresentado queda nos últimos dias.
Em Barbacena, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que, após um período de mais de dois meses de permanência do município na onda vermelha do programa “Minas Consciente”, com medidas mais restritivas, a cidade apresenta um cenário de queda de 19% de notificações entre os meses de maio e junho; 10% nos casos confirmados e 39% de redução das mortes por Covid-19.
Esse novo cenário, mais favorável, está sendo atribuído ao avanço da vacinação contra a Covid-19. Para exemplificar, a pasta da Saúde sinaliza que que em janeiro, antes da imunização, 72% das pessoas que eram internadas na cidade com covid-19 tinham mais de 60 anos. Em junho, no entanto, o número de pessoas internadas com mais de 60 anos correspondeu a 24%.
“Atualmente a proporção de casos leves é muito maior do que os casos graves e óbitos, demonstrando a eficácia das vacinas utilizadas na prevenção da ocorrência das formas graves da doença”, diz a Secretaria de Saúde, por meio de posicionamento encaminhado ao NG.
As ações de fiscalização realizadas pela Vigilância Sanitária, atendendo denúncias de aglomerações através do disk-covid, coibindo e impedindo a ocorrência de eventos em situação de descumprimento de medidas sanitárias quanto a redução da circulação de pessoas e coerência a redução da circulação do vírus, também são apontadas como fatores essenciais para a diminuição dos casos e das internações na cidade.
São João del-Rei
Em São João del-Rei, a queda do número de casos e internações por Covid-19 também está sendo atribuída ao avanço da vacinação.
Segundo a superintendente de Assuntos e Programas em Saúde do Município, Michelle Nascimento, no entanto, não existe um perfil estabelecido entre os pacientes internados.
Apesar disso, foi percebida uma queda no número de idosos internados com Covid-19. “As internações hoje em dia são, principalmente, de adultos, entre 30 e 50 anos, na maioria dos casos”, relata.
Casos hospitalizados
Segundo informações do boletim epidemiológico, nesta quinta (8), São João del-Rei conta com 36 pacientes internados em leitos de terapia intensiva e quatro em leitos clínicos reservados ao enfrentamento à pandemia.
O documento são-joanense – que notifica o óbito de um homem de 45 anos, sem comorbidades, por causa de complicações da Covid-19 – indica que, entre os 40 casos hospitalizados, 18 são moradores de São João del-Rei, 25 já testaram positivo para a infecção do novo coronavírus e oito utilizam equipamento de ventilação mecânica.
O informe do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em São João del-Rei não revela, entretanto, quantos desses leitos ocupados são mantidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou por convênios particulares.
Já em Barbacena, que totaliza 266 mortes relacionadas a doença, existem 46 leitos clínicos e 40 leitos de UTI custeados pelo SUS: desses, 25 leitos clínicos e 22 de terapia intensiva estão disponíveis.
[…] COVID-19: BARBACENA E SJDR TEM REDUÇÃO DO NÚMERO DE PACIENTES INTERNADOS […]