Início Especiais AGORA É QUE SÃO ELAS! MULHERES SÃO DESTAQUE NAS REPORTAGENS DO NG

AGORA É QUE SÃO ELAS! MULHERES SÃO DESTAQUE NAS REPORTAGENS DO NG

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

Conquistando, cada vez mais, o devido espaço em todos os setores da sociedade, as mulheres foram o foco de muitas matérias do Notícias Gerais ao longo de 2020. Seja na política, na economia ou na cultura, elas deixaram sua marca no primeiro ano do portal.

Sabendo que as mulheres são as mais afetadas pela dupla jornada de trabalho, o NG, em abril deste ano, fez uma reportagem sobre como elas estavam conciliando as tarefas durante a quarentena. A matéria evidencia que a divisão do trabalho doméstico não é igualitária entre os gêneros.

Já a Câmara Municipal de São João del-Rei sinalizou o machismo durante a gravidez da até então única vereadora mulher, Lívia Guimarães (PT). Durante a gestação, a vereadora não sabia como solicitar sua licença maternidade. A situação demonstra o quão difícil ainda é a vida da mulher na política.

Contudo, mesmo com as dificuldades, o Notícias Gerais teve a oportunidade de entrevistar mulheres que estavam ganhando cada vez mais reconhecimento nas suas áreas. É o caso das empresárias Ana Flávia e Flaviana, fundadoras da Lokira, uma cervejaria artesanal. Durante a reportagem, as sócias deram ênfase na importância de serem mulheres nesse meio predominantemente masculino.

Elas também se destacaram na rádio web com o lançamento do “Mulheres em Evidência FM”, um programa comandado unicamente por mulheres que tem o objetivo de colocá-las em cargos de poder dentro da área. Uma das atrações é comandada por Alessandra Villaça, professora da UFSJ.

As eleições deste ano contaram com perdas e ganhos para a população feminina, entre as vitórias protagonizadas por mulheres está a de Margarida Salomão (PT), eleita prefeita de Juiz de Fora. Após o resultado das urnas, Margarida anunciou o nome de Ana Pimentel como secretária de saúde do município. Ana é professora da Universidade Federal de São joão del-Rei e fará parte do governo paritário da juiz-forana.

A luta por igualdade, na política e nas demais área, é pelo que luta a Batucada das Minas: um movimento feminista de Tiradentes que utiliza instrumentos musicais para fazer suas demandas serem ouvidas. Durante o carnaval deste ano, antes da pandemia de Covid-19, as componentes do grupo desfilaram nas ruas da cidade se apresentando para quem passasse.

Infelizmente, os abusos contra a mulher ocorreram nos últimos meses e estamparam as notícias do portal. Em junho deste ano, mulheres barbacenenses se reuniram nas redes sociais para denunciar casos de assédio. A movimentação, conhecida popularmente como exposed, divulgou uma lista com nomes de supostos abusadores. 

Apesar de ter incentivado mulheres a se abrirem sobre situações de machismo que vivenciaram, a juíza Ana Luíza Morato alertou sobre as possíveis consequências de uma ação de exposed: “Abuso sexual é crime, mas fazer acusação de fatos tão graves, somente em rede social, sem o devido registro na delegacia e outras providências legais, também pode ser crime. Quando a mulher sofre um abuso ou qualquer outra violência, o recomendado é procurar a delegacia, e não as redes sociais”, aconselhou na ocasião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui