Rodolfo Silva *
Loco Abreu se foi! O craque uruguaio, que dispensa apresentações, teve uma breve passagem por São João del-Rei. Em quatro partidas, ajudou o Athletic a chegar na terceira posição do Campeonato Mineiro antes da pausa ocasionada pela pandemia da Covid-19.
Com um contrato tão curto, muitos torcedores passaram a se perguntar se a contratação do centroavante foi uma decisão acertada ou não.
Afirmo com tranquilidade: a contratação se mostrou mais que acertada. A começar pelos benefícios do marketing. A chegada de um jogador de Copa do Mundo repercutiu e colocou o nome do clube em todas mídias esportivas nacionais e algumas internacionais – algo, até então, inimaginável para um time do interior que acabara de voltar à primeira divisão estadual após 50 anos.
Dentro de campo, com 44 anos e sem atuar profissionalmente há longos meses, Loco sentiu a parte física e não jogou por 90 minutos completos em nenhuma partida. Entretanto, o experiente atleta assumiu a faixa de capitão, e nas quatro linhas mostrava-se quase como um técnico, ao orientar os jovens atletas do Esquadrão de Aço.
Muito além de seu rendimento com a bola nos pés, o icônico camisa 13 do Athletic serviu de inspiração e exaltação do elenco alvinegro, fortalecendo ainda mais um ambiente virtuoso.
Sua passagem pelo clube coroa uma excelente gestão que vem sendo realizada desde de 2018, ano do retorno da equipe ao futebol profissional. Gestão essa responsável por colecionar feitos extraordinários em tão pouco tempo e colocar não somente o clube, mas também a cidade de São João del-Rei em pauta no cenário esportivo nacional.
* Rodolfo é professor graduado em História e estudante de Jornalismo na UFSJ. Apaixonado por futebol e fundador do portal Alterna Fut.
Os artigos de opinião e colunas publicados não refletem necessariamente a opinião do portal Notícias Gerais.