André Frigo
Notícias Gerais
O portal da Transparência do Registro Civil divulgou, neste domingo (5), os números dos registros de óbitos com suspeita ou confirmação de Covid-19, em todo o Brasil, desde o início de 2020.
Segundo o site, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen – Brasil), até este sábado (4), já foram registrados 519 óbitos relacionados à pandemia do novo coronavírus.
Esse dado diverge do número apresentado até o momento pelo Ministério da Saúde, que registrou 432 mortes pelo Covid-19. Isso significa que os cartórios associados a Arpen – Brasil registraram 20% a mais de mortes que os registros oficiais do governo. Só em Minas Gerais, nos cartórios, constam 22 mortes, enquanto nos boletins oficiais, apenas seis vítimas fatais.
A questão das subnotificações vem chamando a atenção, pois existe uma grande defasagem entre o número de casos suspeitos e o de exames realizados. O problema pode começar a ter solução com a chegada dos kits para exames.
Quanto maior a defasagem entre os casos suspeitos e a soma dos casos confirmados com os descartados, mais difícil fica o controle da doença. Assim, como as tomadas de decisão por parte dos governantes.