Início Gerais Política BARBACENA DÁ ADEUS AO DOUTOR ANDRADINHA

BARBACENA DÁ ADEUS AO DOUTOR ANDRADINHA

Vídeo: Redes sociais

Redação
Notícias Gerais

Barbacena se despediu nesta quarta (6) do ex-deputado Bonifácio José Tamm de Andrada, o “Doutor Andradinha”, como o político era conhecido na cidade. Aos 90 anos, ele foi mais uma vítima da Covid-19, cuja pandemia já custou quase 200 mil vidas ao Brasil.

Doutor Andradinha foi diagnosticado com a covid-19 no dia 16 de dezembro, quando foi internado no hospital Mater Dei, em Belo Horizonte. Na segunda passada, os médicos informaram que o vírus não estava mais ativo, com base nos exames feitos pelo paciente. Mas era tarde: o quadro de saúde do político ficou seriamente abalado após a ação do vírus.

Curado da covid-19 antes de falecer em decorrência dela, Andradinha pode ser homenageado com missa de corpo presente, na Basília de São José Operário, o que gerou protestos de internautas. “Absurdo caixão aberto”, reclamou um. “Meu Deus que incoerência. Deus não quer este risco pra pessoas”, desabafou outro.

A maior parte das centenas de pessoas que acompanharam a transmissão da missa pela TV Objetiva de Barroso, no Facebook, prestou condolências à família e enalteceu a importância do morto para Minas e Barbacena. Mas os críticos também passaram por ali. A pequena aglomeração de familiares em torno do caixão foi bombardeada. “Mais empatia, gente”, pedia uma internauta.

Da mesma forma que a missa de corpo presente, o enterro também foi restrito aos familiares. Mas, antes disso, um cortejo fúnebre cortou as ruas de Barbacena, permitindo à população se despedir do patriarca.

Em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros, o caixão levando Bonifácio Andrada, coberto com as bandeiras de Barbacena, de Minas e do Brasil, percorreu as principais ruas da cidade e, ao passar em frente ao solar da família, foi aplaudido pelas pessoas que o aguardavam ali.

Histórico

Nascido em 14 de maio de 1930, em Barbacena, Bonifácio José Tamm de Andrada, o “Doutor Andradinha”, foi o político mais longevo do país, com 15 mandatos eletivos e 60 anos de atividades parlamentar. Foi deputado federal por 40 anos, de 1979 a 2019, eleito para dez mandatos consecutivos.

Foi filiado aos extintos Arena e PDS, fundados em meio à ditadura militar (1964-1985), ao PTB, ao PSDB e ao DEM, seu último partido. Antes de ser deputado federal, Bonifácio foi vereador por Barbacena

de 1954 a 1958 e deputado estadual em Minas Gerais, de 1959 a 1975.

Também foi candidato a vice-presidente da República nas eleições de 1989, compondo a chapa de Paulo Maluf, condenado posteriormente pelo STF por corrupção que hoje, aos 89 anos, cumpre sentença em prisão domiciliar.

Mais recentemente, em 2016, votou pelo impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). Foi ainda o relator do processo de impeachment do ex-presidente Michel Temer (PMDB), que substituiu a petista. Entretanto, neste caso, foi favorável à permanência do mandatário.

Doutor Andradinha foi advogado, jornalista, cientista político, professor universitário e doutor em direito público. Atualmente, era reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), fundada por ele em 1964.

Fundador do jornal Correio da Serra, publicou cerca de 21 obras técnicas. Além da Unipac, também fundou, em Barbacena, na década de 1960, a Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME), uma das principais referências acadêmicas na formação de profissionais de saúde do país.

O ex-parlamentar, que marcou a história do Brasil e o desenvolvimento de Barbacena, deixa oito filhos, dentre eles políticos como Antônio Carlos Doorgal de Andrada,  Lafayette de Andrada e Martim Andrada, o ex-advogado geral da União e vice-procurador-geral da República José Bonifácio Borges de Andrada, e o desembargador do TJMG, Doorgal Gustavo Borges de Andrada.

 *  Histórico construído com informações da Folha de Barbacena e da Unipac

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui