Carol Rodrigues
Notícias Gerais
A segunda etapa da pesquisa EPICOVID19-BR, feita por agentes do Ibope Inteligência, será realizada em Barbacena entre os dias 4 e 6/6, próxima quinta e sábado. O objetivo é medir a proporção de casos de coronavírus no Brasil.
O estudo – mantido em parceria entre o Ibope, a Universidade Federal de Pelotas e o Ministério da Saúde – vai ocorrer simultaneamente em 133 cidades de todo o país. Em Minas Gerais, além de Barbacena, Juiz de Fora, Patos de Minas e Uberaba também receberão as visitas das equipes responsáveis.
As casas que farão parte do exame serão sorteadas de forma aleatória. Inicialmente, pretende-se realizar 250 testes rápidos, um em cada residência. No entanto, caso a primeira pessoa testada tenha diagnóstico positivo para Covid-19, os outros moradores também farão o exame. Os casos que forem confirmados pelo teste rápido serão notificados à Secretaria de Saúde.
As cidades selecionadas para participar do estudo são as maiores das divisões demográficas do país, de acordo com os critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Como funciona a pesquisa
Segundo Neusa Mantovani, que faz parte da equipe responsável pelo levantamento nacional, “todos os entrevistadores estarão paramentados, com avental, touca, luvas, máscaras, sapatilha, (que serão) trocados a cada sete testes”. Ela garante que o exame é feito de forma rápida e segura.
Para fazer o teste, os agentes coletam uma gota de sangue do dedo da pessoa escolhida. O resultado fica pronto em até 20 minutos. Além disso, será aplicado também um pequeno questionário.
Sem erros
Em maio, a instituição teve dificuldades para realizar a primeira parte da pesquisa entre os barbacenenses: os agentes do Ibope foram recebidos com desconfiança pela população, que não havia sido previamente avisada sobre o estudo – inicialmente, não reconhecido pela administração municipal.
Desta vez, de acordo com ela, a ação contará com o apoio da Secretaria de Saúde da cidade. Uma enfermeira da prefeitura irá acompanhar os agentes durante as visitas das residências sorteadas.
Por segurança, todos os funcionários estarão portando um crachá do Ibope, para que a população possa identificá-los.
[…] BARBACENA RECEBE SEGUNDA ETAPA DE PESQUISA NACIONAL SOBRE COVID-19 NESTA SEMANA […]