Início Cultura BARBACENENSE LANÇA LIVRO SOBRE A MÍDIA E OS PRINCIPAIS EVENTOS DA ÚLTIMA...

BARBACENENSE LANÇA LIVRO SOBRE A MÍDIA E OS PRINCIPAIS EVENTOS DA ÚLTIMA DÉCADA

Foto: Divulgação

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

Francisco Fernandes Ladeira é o autor do livro “10 anos de Observatório da Imprensa: a segunda década do século XXI sob o ponto de vista de um crítico midiático”. Na produção, ele analisa o discurso da “grande mídia” a respeito dos principais acontecimentos do Brasil entre os anos de 2011 e 2020.

Natural de Barbacena, Francisco Ladeira é mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João del-Rei e professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Desde 2011, escreve para o Observatório da Imprensa e, agora, juntou 51 artigos em seu livro, formando um estudo sobre a ação da mídia hegemônica na última década. 

Foto: arquivo pessoal

Assuntos abordados

O autor considera que o período analisado no livro foi uma década de efervescência e de grandes transformações sociais, principalmente nos meios de comunicação. Na visão dele, com a facilitação do acesso às plataformas digitais, a mídia tradicional vem perdendo poder e deixando de pautar de forma única os discurso.

No livro, Francisco Ladeira fala sobre assuntos como relações internacionais, política brasileira, minorias, religião e também entretenimento e esporte. Ele analisa o discurso de conteúdos midiáticos sobre os principais acontecimentos da década, como as jornadas de junho de 2013, impeachment de Dilma Rousseff (PT), prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleição de Jair Bolsonaro (sem partido), Copa do Mundo no Brasil, radicalização da sociedade e popularização das redes sociais. 

Importância da discussão

Para Francisco Ladeira, entender como acontecem os processos midiáticos significa, também, exercer a cidadania. No livro, o leitor é convidado para analisar criticamente a contexto da mídia.

“Apresento textos que abordam o funcionamento básico do maquinário midiático: onde e como ocorrem as manipulações, quais palavras são mais usadas nas narrativas midiáticas para se referir a determinados setores sociais, porque certos fatos são ocultados do público e outros não, etc”, explica o autor.

Apesar da formação acadêmica em Geografia, Francisco Ladeira revela que sempre estudou a mídia – por serem campos muito interligados, principalmente na geopolítica. “Busco fazer a crítica do jornalismo a partir das lentes da Geografia”, comenta.

Para ele, é preciso pensar a mídia não como esfera autônoma, mas sendo um componente da sociedade, que atende aos interesses da elite econômica, e possui discursos voltados ao setor social.

“Assim, a mídia tenta convencer sua audiência que a aplicação da agenda neoliberal (menos Estado e mais mercado) é benéfica para todos, apresenta movimentos sociais como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) como ‘vândalos’ e demoniza qualquer tipo de políticas públicas que visa melhorar as condições de vida da população pobre”, completa.

Como comprar

Para comprar o livro, é preciso entrar em contato com o autor pelo telefone (27) 99775-6247 ou pelo e-mail ffernandesladeira@yahoo.com.br.

O preço promocional é de R$ 39,90, com frete incluso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui