Carol Rodrigues
Notícias Gerais
Barbacena avança no combate à Covid-19 e consegue atingir 86% da meta de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e 98% de leitos clínicos necessários para o tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na cidade e na região. Além disso, após as medidas de fechamentos das ruas da área central, a curva começa a se estabilizar na cidade.
Os números de casos de Covid-19 vinham crescendo em ritmo acelerado desde o início do mês de maio, porém, nos últimas dias, a curva começou a se estabilizar. Outro destaque – informado durante a coletiva da Prefeitura de Barbacena nesta segunda (11) – é o número de leitos para tratar a doença.
Dos 89 leitos clínicos previsto para que o município se torne apto a enfrentar o novo coronavírus, já são 87 em funcionamento. Já quanto aos leitos de UTI, a meta é de 36 e a cidade tem 31, além de cinco construídos em hospital particular para atender pessoas com convênio de saúde.
Estabilização das notificações
No início do mês de maio, os números da Covid-19 em Barbacena cresceram significativamente. Os casos confirmados mais que dobraram: até o dia 30 de abril, eram nove pacientes confirmados. Pouco mais de uma semana depois, no dia 8 de maio, já eram 20. Alarmadas com os números crescentes, as autoridades da cidade adotaram medidas para conter o avanço do vírus.
Nesse sábado (9), barreiras foram implementadas nas ruas centrais da cidade para impedir a circulação de veículos e um posto de vigilância epidemiológica foi criado para fiscalizar o comércio e orientar as pessoas.
Depois das medidas, o número de casos suspeitos começou a se estabilizar na cidade. Na sexta (8), eram 518 pessoas com suspeita de infecção, no sábado (9), o número baixou para 513, no domingo (10), já eram 512 e nesta segunda (11), passou para 516. Não foram confirmados novos casos nas últimas 72 horas.
Dos 20 casos confirmados na cidade, 12 deles já tiveram alta e outras dois pessoas faleceram por Covid-19. Ao todo, a cidade já teve 101 internações de pacientes suspeitos ou confirmados com infecção pelo novo coronavírus.
Não é o momento de relaxar medidas
Mesmo com as boas notícias, as autoridades de Barbacena insistem para que a população continue em casa e use máscaras quando precisar circular pela cidade. “(A situação) é muito preocupante (para) os próximos 15 dias, 30 dias”, aponta o chefe da vigilância Epidemiológica Maurício Becho.
De acordo com a secretária de Saúde do município, Marcilene Dornellas, “se as pessoas continuarem indo para as ruas, fazendo o que não tem necessidade, infelizmente não teremos como avançar na flexibilização do distanciamento social”, já que, ainda que as notificações tenham se estabilizado por enquanto, os casos confirmados podem voltar a surgir.
O que fazer em caso de suspeita
Em caso de suspeita de infecção pelo novo coronavírus, as autoridades devem ser comunicadas. Saiba como clicando aqui.
[…] BOA NOTÍCIA: BARBACENA SE APROXIMA DAS METAS DE LEITOS CLÍNICOS E DE UTI […]
[…] BOA NOTÍCIA: BARBACENA SE APROXIMA DAS METAS DE LEITOS CLÍNICOS E DE UTI […]