Início Opinião Coluna RECEITA DO CHEF: FRANGO ASSADO

RECEITA DO CHEF: FRANGO ASSADO

Alexandre Frigo
Chef de Cozinha

Parece-me que a coisa começou do Dom João VI. A história nos conta que ele adorava um franguinho. Praticamente saboreava todos os dias uma canja. Mas adorava comê-lo de várias formas. E de lá pra cá, caiu no gosto do povo e tome frango assado, refogado, com quiabo e angu, ao molho pardo, ou frito e vai por aí.

Uma das carnes mais consumidas pelo brasileiros dada a sua facilidade de preparo, custo, sabor, etc. Eu gosto porque é carne. Nunca escondi minha preferência pela carne. Neste ponto, pareço um pouco com D. João. Gosto de um frango e de preferência assado. E assado inteiro.

Sabe aqueles que ficam girando na famosa “televisão de cachorro”? Pois é. Deste jeito mesmo. Tenho a impressão que o frango assado inteiro está virando instituição.

Eu começo temperando meu frango uns dois dias antes, mas você pode temperar e deixar, pelo menos de um dia para o outro. Isso para que o tempero possa se espalhar por toda a carne, principalmente no corte do peito que é maior. Eu preparo uma marinada e coloco o frango em um saco plástico para que todo o tempero fique em contato com a carne. Gente! Não vale sacolinha de supermercado não viu. Arruma um saco plástico limpo para este trabalho.

No quesito tempero, vale muito o gosto pessoal. Eu uso meu tempero caseiro de alho, sal, cebola, ervas, louro, pimenta do reino, páprica doce e picante e mais uma porção de coisas. Eu uso também cerveja na marinada. Além do sabor, o álcool ajuda a amaciar a carne.

Vamos à receita. Tome um frango de bom tamanho inteiro e limpo. Você pode usar o tempero de sua preferência. Mas caso queira temperar, use como base uma colher de sopa de sal rasa para cada quilo de carne. Pimenta do reino, páprica e ervas, coloque a gosto. Uma boa erva para se temperar frango e a sálvia. Vamos precisar também de uma lata de cerveja. Misture todos os ingredientes do tempero com a cerveja. Coloque o frango em um saco plástico, despeje o tempero e envolva bem. Depois tire o máximo de ar do saco, feche bem, coloque em um vasilha e leve à geladeira. De tempos em tempos, dê uma mexida para envolver bem os temperos na carne.

Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 200 graus. Passe o frango para uma assadeira e leve ao forno. Após 10 minutos de forno, reduza a temperatura para 180 graus e asse por mais ou menos 40 minutos. Se quiser pode colocar uns cubos de manteiga em cima do frango quando for colocar para assar.

Umas batatas bolinhas podem ser acrescentadas à assadeira para acompanharem o frango. Uma farofa e uma maionese de legumes cai bem também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui