Redação
Notícias Gerais *
Barbacena receberá na próxima segunda (1) um castra móvel, que irá realizar a castração de animais da população de baixa renda de terça a sexta e se despedirá no município no sábado (6).
O veículo, que é um micro-ônibus equipado para atuar com essa finalidade, ficará disponível durante todo o dia no colégio CAIC, cedido pela Secretaria de Educação. A expectativa é que sejam atendidos 250 animais durante esse período, entre cães e gatos.
A vinda do castra móvel foi uma articulação de protetores dos animais de Barbacena, a ONG Aliança Juizforana pela Defesa dos Animais (AJUDA) e representantes dos poderes legislativos estadual e municipal, como o deputado Noraldino Júnior e o vereador Paulinho do Gás.
A documentação pertinente foi enviada ao município pela ONG, que realiza esse tipo de trabalho em outros municípios. O material foi analisado pelo poder público que, através da chefe de Vigilância Sanitária, Janaina Sanson, e a chefe de Vigilância em Saúde, Andressa Guedes, colaboraram com a vinda do castra móvel.
Janaina Sanson ressalta que o castra móvel trará diversos benefícios à população, inclusive à saúde pública. “A cidade terá o controle populacional desses animais e é uma forma de contribuir com a sua proteção. Nem todos os animais vão poder passar pela castração devido ao porte e raça, principalmente animais de focinhos curtos, devido ao tipo de anestesia inalatória que é realizado nesse castra móvel”, pontuou.
Barbacena contará com o apoio de uma clínica veterinária para realizar o pós-operatório de cães e gatos que tiverem algum tipo de complicação. As inscrições acontecem na Praça dos Andradas, no centro de Barbacena, até quinta-feira (25), das 14h às 18h.
O dono do animal precisa levar o documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão de vacina de seu cão ou gato. Será beneficiada a população de baixa renda.
- Com informações da Prefeitura de Barbacena