Início Opinião Artigos CHÁS, USO PARA AUXILIAR A MANUTENÇÃO DO PESO CORPORAL E ALEGRAR OS...

CHÁS, USO PARA AUXILIAR A MANUTENÇÃO DO PESO CORPORAL E ALEGRAR OS CORPOS!

Por Tatiana Teixeira de Miranda *

Os chás têm inúmeras funções. Alguns realmente ajudam no processo de emagrecimento. (Imagem: Arquivo)

Podemos ver em diversas fontes receitas de chás que prometem auxiliar no emagrecimento. Os chás têm inúmeras funções. Realmente, ajudam no processo de emagrecimento, mais vocês já se perguntaram por que?

A grande maioria dos chás que são utilizados para esses fins possuem propriedades diuréticas, isto é, auxiliam a reduzir a retenção de líquidos corporais ou o conhecido “inchaço”, como por exemplo a utilização de gengibre com casca nos chás, o chá de hibisco, chá verde, chá de abacaxi ou da casca do abacaxi, o chá de alfavaca, a cavalinha entre outros. Você sabia que o café também tem propriedades diuréticas! O uso destes chás no período pré-menstrual pode ser um aliado para as mulheres que apresentam uma maior retenção de líquidos nesta época, além de ajudarem nas temidas cólicas menstruais.

Outra ação importante dos chás é que muitos têm efeito na redução da ansiedade e com isso, diminuem a necessidade de comer por compulsão. Além disso, auxiliam na regulação do sono. E uma boa noite de sono está diretamente ligada a perda e manutenção do peso, além de nos deixar mais bem dispostos para nossas atividades. Os chás que podem ser usados para esse fim são: melissa, erva-cidreira, camomila, mulungu, lavanda e maracujá.

A canela, o cravo da índia, o gengibre e o chá verde são alguns dos chás considerados termogênicos, isto é, tem a capacidade de acelerar o metabolismo corporal. Além de auxiliarem no emagrecimento também são estimulantes, podendo aumentar nossa disposição e resistência para fazer as atividades do dia a dia e exercícios físicos.

O chá de hibisco, com propriedades diuréticas, ajuda a combater o inchaço.
(Imagem: Arquivo)

Além destes benefícios os chás auxiliam na hidratação corporal, mantendo os órgãos em pleno funcionamento. Mas lembre-se, para hidratar é importante manter a ingestão de água também!

Agora que vocês estão sabendo um pouco mais sobre os benefícios dos chás, qual a melhor maneira de prepará-los? Existem duas formas:

  • Infusão, que é a forma mais popular; para o preparo, coloca-se duas colheres de chá da planta desidratada (seca) ou uma colher de chá da planta fresca em 200 ml de água quente (recomenda-se não utilizar água fervento). Aguarde de 5 a 10 minutos e está pronto!
  • Decocção, é realizarmos o cozimento das plantas, isto é, colocarmos o chá na água fria e deixarmos por 2 a 5 minutos fervendo na água antes de desligar o fogo. Essa forma é mais indicada para chás de raiz, sementes e cascas. Como casca de abacaxi, mulungu e uso do gengibre, se for usar com casca – não esqueça de lavar bem antes!, canela, cravo da índia ou anis estrelado.

Vocês podem utilizar as duas técnicas para fazer chás com mix de ervas ou cascas, primeiro coloca-se o chá para fazer a decocção, após desligar a água, aguarde alguns minutos e inclua as ervas desidratas ou frescas. Os chás podem ser consumidos mornos ou frios, mais não devem ser reaquecidos. As propriedades dos chás têm duração de, no máximo, 24 horas.

Mas lembrem-se: os chás apresentam contraindicações. O chá verde, por exemplo, se usado em grandes quantidades, pode aumentar a pressão arterial, causa insônia e taquicardia. A canela pode aumentar o fluxo menstrual, por isso deve ser evitada nestes períodos. Caso tenha dúvida ou use algum medicamento, busque por boas informações. E se existir a possibilidade de estar grávida, use chás apenas com recomendação de uma pessoa ou um (a) profissional que tenha conhecimento sobre suas propriedades.

(Imagem: Arquivo)

Segue algumas receitas de chás:

Chá diurético

  • 1 litro de água
  • 5 colheres de sopa (30g) de hibisco (Hibiscus sabdariffa) (flor)
  • 3 colheres de sopa (18g) de cavalinha (Equisetum arvense L.)

Chá para reduzir a ansiedade

  • 1 litro de água
  • 40 g de camomila (Matricaria chamomilla L.)
  • 40 g de melissa (Melissa officialis L.)
  • 5 colheres de chá de hortelã (08g) (Mentha piperita L.)

Obs.: Se quiser que o chá auxilie na insônia, troque o Hortelã por: 40 g de mulungu (Erythrina mulungu) ou 40 g de maracujá (Passiflora incarnata).

Chá termogênico 1

  • 1 litro de água
  • 1 fatia de abacaxi (100 g) (Ananas comosus)
  • 1 fatia de gengibre com casca (10g) (Zingiber officinale)
  • 30 g de canela em pau (Cinnamomum zeylanicum)
  • 2 colheres de café de cravo da índia (4g) (Eugenia caryophyllata)

Extra! Extra!

O chá de alecrim tem propriedades digestivas, melhora a concentração e nos ajuda a ficar mais alegres. (Imagem: Arquivo)

O alecrim, isso mesmo, aquele usado como tempero, também é um potente chá com propriedades digestivas, melhora a concentração e nos ajuda a ficar mais alegres!

Quando estiver com indigestão, precisando estudar ou em dias tristes faça um delicioso chá de alecrim (Rosamrinus officianalis L.) e capim cidreira/capim santo (Cymbopogon citratus).

Apreciem cada xícara de seu chá, lembre-se de fazer suas preparações com carinho e tenham esse tempo como uma forma de autocuidado.

Qualquer dúvida sobre uso, preparação e contraindicações dos chás, estarei à disposição.

* É amante dos chás, médica de Família e Comunidade, docente da UFSJ e Uniptan.

Contato: tatianat.miranda@gmail.com
Tel.: (31) 98717-1084

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui