Início Gerais Cotidiano COM PETIÇÃO ONLINE, MOVIMENTOS DE SJDR REIVINDICAM MANUTENÇÃO DO ISOLAMENTO, FILA ÚNICA...

COM PETIÇÃO ONLINE, MOVIMENTOS DE SJDR REIVINDICAM MANUTENÇÃO DO ISOLAMENTO, FILA ÚNICA PARA UTI E POSSE DO CONSELHO DE SAÚDE

Redação
Notícias Gerais

A manutenção do isolamento social, a fila única para acesso aos leitos de UTI, a posse do Conselho Municipal de Saúde e abertura à participação popular na tomada de decisões da administração pública de São João del-Rei são algumas das reivindicações que o coletivo “Redes de Apoio – SJDR” apresentou ao prefeito Nivaldo de Andrade, e ao secretário de Saúde, José Marcos Ferreira de Andrade, esta semana.  

O coletivo é formado por movimentos sociais, sindicatos e grupos de pesquisa da cidade que decidiram somar esforços para reivindicar que a administração municipal priorize a vida nas suas tomadas de decisões. E para dar mais voz ao movimento, o Redes de Apoio -SJDR criou a petição online SJDR contra o coronavírus, que está recolhendo assinaturas de moradores e amigos de São João del-Rei em apoio às medidas reivindicadas.

“Neste momento, mais do que nunca, precisamos que os governantes de São João del-Rei priorizem a vida de cada cidadã e cidadão desse município em suas decisões. Vivemos
um momento de fragilidade no qual essas vidas estão sendo colocadas em risco”, diz o documento.

População idosa e de baixa renda

Na carta, o coletivo ressalta o potencial de infecção do novo coronavírus e lembra que parte considerável da população da cidade é formada por idosos de baixa renda, o grupo mais vulneráveis à Covid-19. “Cerca de 19% da população de São João del-Rei tem mais de 60 anos de idade e 31,6% têm renda de até meio salário mínimo, ou seja, a nossa parcela da população em estado de vulnerabilidade é significativa”, aponta o documento.

O coletivo também reivindica espaço de acolhimento para mulheres em situação de violência, a não demissão de funcionários públicos e terceirizados, acolhimento e ampliação dos serviços de assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade, o fortalecimento das parcerias entre município e UFSJ e a construção de um plano de enfrentamento a pandemia a curto, médio e longo prazo, dentre outros.

Confira a íntegra do documento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui