Redação
Notícias Gerais
A cidade Alto do Rio Doce, localizada a cerca de 60Km de Barbacena, não apresenta nenhum novo caso notificado desde a quarta-feira (13) – quando o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 26 notificações. Entre essas 26 pessoas, 15 foram diagnosticadas com síndrome gripal inespecífica, três testaram negativo para a Covid-19, sete continuam sendo monitorados e apenas um paciente foi identificado com a infecção pelo novo coronavírus.
Segundo Gustavo de Vasconcelos Fortuna, secretário municipal de Saúde, se até a próxima quarta-feira (20) o quadro do paciente confirmado com o vírus não sofrer alteração, ele será considerado curado e liberado da quarentena.
Medidas de prevenção
Além de defender o distanciamento social, a administração municipal – através da SMS – instalou barreiras sanitárias que têm mantido a infecção pelo novo coronavírus sob controle. “As barreiras sanitárias visam identificar precocemente os sintomas respiratórios, para fazer um bloqueio de disseminação do vírus através do isolamento domiciliar. E dar orientações gerais sobre precauções”, aponta Gustavo.
Entretanto, o secretário ressalta que essas barreiras não pretendem impedir a entrada de visitantes a Alto do Rio Doce, reforçando o caráter de orientação e prevenção. “As pessoas de fora, se estiverem assintomáticas, só recebem orientações do isolamento domiciliar, mas impedimento (de entrar na cidade), por enquanto, não (existe)”, finaliza Fortuna.