Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais
Com a chegada do Natal, o comércio se prepara para uma das datas que, geralmente, mais movimenta a economia no país. Este ano, devido a pandemia do novo coronavírus, o cenário permanece incerto.
O Sindicato do Comércio de São João del-Rei (Sindcomércio), no entanto, já traça previsões sobre a data: “a gente espera um Natal movimentado em termos de vendas, mas a gente sabe de todo o receio que existe em torno da pandemia”, afirma Emanuel Vitoreli, assessor jurídico do órgão. “Estamos esperando um Natal que possa recuperar as vendas do ano”, comenta.
O assessor dá ênfase que os protocolos para o enfrentamento da Covid-19 devem ser seguidos para que se evite o contágio: “A gente (do Sindcomércio) tem orientado muito os nossos representados, (bem como) as empresas, a tomarem todas as medidas de segurança para que possamos ter um (período de vendas do) Natal economicamente bom, mas que não impacte nos números da pandemia, no aumento de casos”.
Em relação às vendas on-line, Emanuel afirma que elas são uma grande concorrência para o comércio local e para as lojas físicas, mas defende que as compras presenciais são importantes para o consumidor: “as pessoas gostam de ir às lojas, de pegar no produto, de ver o produto presencialmente”.
Questionado sobre o que espera deste ano comparado aos anteriores, Vitoreli diz que é difícil fazer uma projeção: “tivemos um ano totalmente atípico, totalmente diferente. Pode ser que haja sim uma pequena diferença”. Ainda assim, o assessor diz que o sindicato espera que cada pessoa gaste em média R$ 200 nas compras: “todo mundo gosta de presentear nessa época e não gosta de deixar passar em branco”.
Em São João del-Rei, os comerciantes irão adotar um horário especial para as vendas de fim de ano. Do dia 14 ao dia 24 de dezembro, as lojas do município funcionarão até mais tarde: “com esse horário especial a gente espera atender toda a população e é um tempo a mais para as empresas trabalharem suas vendas”, diz Emanuel Vitoreli.
Já em Barbacena, a Associação Comercial também garante estar com expectativas boas para o período. “Realmente a pandemia impactou demais os resultados do comércio, não só em Barbacena, mas no mundo inteiro. Entretanto, as novas expectativas para o Natal são as mais positivas possíveis”, afirma Flávio Franco, presidente da associação.
Flávio explica que os comerciantes locais estão se preparando para as vendas de fim de ano: “pessoal aqui está investindo em estoque, no melhoramento das condições de pagamento, já fechamos um acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio e vamos ter um horário especial de Natal, mais estendido”, pontua.
A Associação Comercial aguarda aumento nas vendas em relação a 2019. “Eu creio que com essa questão do Auxílio Emergencial, também a questão do 13º salário e o final de ano envolver as festas natalinas, nós certamente teremos um crescimento nas vendas em relação ao ano passado”, declara Flávio. Contudo, ele destaca que as expectativas não são boas para todos os setores: “especialmente o setor de serviços ainda está muito prejudicado com essa questão da pandemia”, completa.
O avanço do coronavírus também preocupa o órgão: “estamos fazendo um trabalho de amplo alcance de conscientização das empresas no que diz respeito a prevenção da Covid”, diz Flávio. “(Aqui em Barbacena) o comércio está sendo exemplar, no uso de máscaras, álcool em gel, mantendo o distanciamento, evitando as aglomerações… nós estamos fazendo nosso dever de casa”, sinaliza.