Início Gerais Economia COMÉRCIO EXTERIOR DE SJDR MELHORA PERSPECTIVAS QUANTO AO PIB DO MUNICÍPIO EM...

COMÉRCIO EXTERIOR DE SJDR MELHORA PERSPECTIVAS QUANTO AO PIB DO MUNICÍPIO EM TEMPOS DA COVID-19

Imagem: Notícias Gerais / Reprodução – YouTube

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Na live do Notícias Gerais, realizada na terça (14), que discutiu o cenário econômico em São João del-Rei durante a pandemia, com ênfase na situação das micro e pequenas empresas, foram abordados temas como mercado de trabalho – formal e informal – renda e cesta básica, linhas de crédito para empresas e ações do governo para enfrentamento da crise econômica provocada pela pandemia.

Um dos pontos destacados por dois dos participantes do debate, os professores do curso de Ciências Econômicas da UFSJ e coordenadores do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE/UFSJ), Douglas Ferreira e Gustavo Moreira, foi que mesmo com um cenário desfavorável na maioria dos setores, o comércio exterior de São João del-Rei registrou um crescimento de 6,7% no período de março e abril de 2020, na comparação com mesmo período do ano passado. 

O valor exportado foi de 11,5 milhões de dólares, para países como Estônia, Índia, Itália e Estados Unidos. Segundo informações NEPE/UFSJ, historicamente, é possível observar que os produtos exportados pela cidade são metais e suas obras, Ferro-ligas, por exemplo. 

“Conquista centralizada”

Apesar do crescimento nas exportações fortalecer o Produto Interno Bruto (PIB) do município, ainda é uma “conquista” muito centralizada.

“O município de São João del-Rei exporta muito esses produtos (Ferro-ligas e componentes de alumínio), mas esses produtos estão muito concentrados em poucas empresas. Se a gente pegar o número de empresas exportadoras na cidade são cinco. Apesar da gente ter um aumento nas exportações, essa renda vai apenas para essas empresas”, explica Moreira.

O professor lembra, no entanto, que essas empresas contratam funcionários e geram renda para o município, também, por meio do pagamento de impostos. “O valor do aumento das exportações está muito relacionado também com a desvalorização cambial. Com o real mais barato em relação ao dólar, acaba-se recebendo mais por produto exportado”, ressalta Moreira. 

No site do NEPE/UFSJ está disponível uma análise mais detalhada da situação do comércio exterior de São João del-Rei.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui