Najla Passos
Notícias Gerais
Um estudo divulgado nesta quarta (29) pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (Nepe) da UFSJ mostra que o ritmo de crescimento da pandemia de Covid-19 é diferente nos municípios da região.
São João del-Rei registra tendência de estabilidade de contágio. Barroso, Barbacena, Carrancas, Madre Deus de Minas e Santa Cruz de Minas, de elevação. Já Lavras, Tiradentes, Ritápolis e São Tiago registram tendência de redução.
Segundo o estudo, isso ocorre porque São João del-Rei teve uma média móvel de 5,6 novos casos por dia na última semana, contra 6 casos por dia na semana anterior. Uma redução de apenas 7,14%, que manteve os números em patamar alto, mas parecido.
A média móvel é um indicador de como a pandemia está se propagando e consiste na média dos últimos sete dias. Em Barroso, por exemplo, ela saltou de 1,86 caso por dia na semana do dia 13 de julho para 5,14 na semana passada. Em Lavras, houve redução de 7,29 para 2 novos casos por dia.
Casos por grupo de 100 mil habitantes
A pequena Madre de Deus de Minas espanta pelo alto índice de número de casos por grupo de cem mil habitantes, com uma taxa elevada de 8,43, superior até mesmo que a média da capital Belo Horizonte, que registra 7,24.
Em São João del-Rei, são 4,44 casos por grupo de cem mil habitantes e em Santa Cruz de Minas, 4,30. Barbacena, município de maior porte que registrou um surto de grandes proporções na Escola preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), registra 3,61.