Por Arthur Raposo Gomes
Da Editoria
Teve início nessa quarta-feira (22), o “rodízio de CPF” para compra e acesso ao comércio de Viçosa, cidade localizada na Zona da Mata mineira. Segundo o decreto municipal nº 5.450/2020, o comércio da cidade só poderá realizar vendas e atendimentos presenciais apenas de acordo com o último número do CPF do cliente, em dias específicos.
A intenção da medida é desmotivar a circulação de pessoas nos centros comerciais de Viçosa. Quem procurar um estabelecimento comercial em dia diferente daquele previsto na tabela definida, será orientado a voltar para casa e aguardar a data permitida.
Os únicos estabelecimentos que podem atender qualquer cliente em qualquer dia são as farmácias, estabelecimentos de assistência médica e laboratórios de análises clínicas, consultórios odontológicos (para atendimentos de urgência), posto de combustível e funerárias.
O decreto não regulamenta a circulação de pessoas em espaços públicos, no entanto, a frequência em estabelecimentos comerciais para compra e atendimento. O comerciante que não seguir a norma pode perder a licença.
Nesta quinta (23), em coletiva de imprensa online, o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer (PSDB), confirmou os três primeiros pacientes com Covid-19 na cidade. Duas pessoas com suspeita aguardam o resultado de exames e outras 28 pessoas são monitoradas por apresentarem sintomas gripais. Além disso, 88 casos já testaram negativo e estão descartados.
Divisão do fluxo de pedestres no centro comercial
Também nesta quarta (22), o público de Viçosa que foi às ruas percebeu divisões e delimitações em vias urbanas. Com o uso de máscaras obrigatórias e grades dividindo o fluxo de pedestres nos centros comerciais (foto de destaque), a intenção é evitar o a aglomeração de pessoas.
Teleatendimento para pacientes suspeitos com Covid-19
Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV) oferece ainda um serviço de teleatendimento ampliado para os pacientes suspeitos com Covid-19 no município.
O Telessaúde Covid visa orientar e tirar dúvidas da população sobre os sintomas da doença e os procedimentos necessários para combater o novo coronavírus. Com isso, o poder público local espera aprimorar a triagem e evitar deslocamentos de pessoas que podem estar com Covid-19.
O serviço está disponível todos os dias da semana, entre 07 e 19h, pelos telefones (31) 3612-5500, (31) 3612-5502 ou (31) 3612-5507.
Barreiras sanitárias nos acessos à cidade há um mês
Para proteger a população local do avanço do novo coronavírus, desde o dia 23/3, os acessos de entrada em Viçosa estão restritos e contando com barreiras sanitárias.
Desde então, quem quer retornar à Viçosa ou ultrapassar as barreiras devem fazer um cadastro online. Entre as exceções a serem consideradas estão casos médicos e profissionais que atuam em serviços essenciais, como agronegócio, comércio e indústria.
Algumas vias foram interditadas por barreiras físicas. Já outras, como no caso de rodovias, as barreiras são constituídas por agentes de saúde e de endemias, que controlam o acesso com base nas permissões estabelecidas pelo decreto municipal.
De acordo com a Prefeitura de Viçosa, “por Lei, TODOS têm direito de ir e vir. PORÉM, a legislação anula essa afirmativa quando, por forças maiores, como no caso de saúde pública e preservação da vida comunitária”