

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais*
Desterro do Melo, situado a 36 km de Barbacena, é um dos municípios que mais vacinou contra a Covid-19 em Minas Gerais. Com 2.884 habitantes, já teve 28,3% de sua população vacinada (817 pessoas com a segunda dose).
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o trabalho realizado em Desterro do Melo, por meio dos profissionais que atuam junto a Secretaria de Saúde, desde o início das iniciativas de combate e prevenção à pandemia é exemplo.
“Tamanha a dedicação, (bem como) a entrega, que cada um tem dado a esta causa, aliada ao trabalho intenso da administração local, por meio das ações do Programa ImunizaMelo, levando a vacina a todos, em todas as regiões”, destaca em nota.
O estado de Minas Gerais está com cerca de 11% de sua população imunizada com a segunda dose, no entanto, Desterro do Melo está bem acima dessa média.
Seguindo a ordem e os critérios do Plano Nacional de Imunização (PNI), na última semana, professores e demais trabalhadores vinculado a Educação municipal receberam as primeiras doses da vacina contra a Covid-19.
Profissionais de limpeza urbana são vacinados
Desterro do Melo iniciou, nesta terça (15), a imunização dos profissionais da limpeza urbana; em seguida vai começar a aplicação de doses no público com a faixa etária de 55 a 59 anos.
Em nota, a Secretaria de Saúde informa que, pelo pequeno número de habitantes, os grupos prioritários são contemplados com mais agilidade, podendo o município avançar para outros grupos ou faixas etárias. No entanto, apesar dessa maior facilidade, para o Executivo, houve um trabalho diferenciado.
“A equipe de enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF), juntamente com a Secretaria de Saúde, planejaram uma logística de imunização até as casas das famílias, evitando o deslocamento delas até a Unidade Básica de Saúde, acelerando, assim, a vacinação dos grupos prioritários”, apresenta.
Além dessa vacinação em domicílio, houve imunização em formato drive-thru, com ponto de imunização na parte externa da Unidade Básica de Saúde (UBS) e atendimento diretamente à pessoa que será imunizada, por meio de cadastro nos sistemas do e-Sus, onde se encontram todos os moradores e seus respectivos dados.
Assim como os demais municípios mineiros, Desterro do Melo segue a distribuição de vacinas organizada pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Superintendência Regional de Saúde, o Plano Nacional de Imunização (PNI).
De acordo com a secretaria, o término da imunização da população maior de 18 anos está previsto para setembro ou outubro, podendo haver alterações nas regras ou na faixa etária. “Se a produção de vacinas aumentar no país, provavelmente Desterro do Melo encerrará a imunização contra a Covid-19 mais rápido ainda”, destaca, alinhando-se com o que foi publicizado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Medidas de prevenção devem continuar
A prefeitura alerta que o comportamento da população é capaz de barrar qualquer nova cepa e a propagação do vírus. “Ele circula no contato interpessoal ou por estarmos juntos em algum ambiente sem usar máscara, sem higienizar as mãos. Por isso, a insistência nas medidas de prevenção”, destaca a assessoria de comunicação.
Para a administração municipal, a tendência de aumento dos casos de Covid-19 tem relação com o comportamento da própria população. “Esta nova cepa indiana tem um potencial muito grande de circulação no país e, associada à população perdendo o comportamento de distanciamento social, é muito perigosa”, exemplifica.
Covid-19 em Desterro do Melo
Até esta terça (15), cidade não teve nenhuma morte registrada em decorrência da doença e, ao todo, registra 121 casos confirmados de Covid-19.
* Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Desterro do Melo.