Ana Laura Queiroz
Notícias Gerais
De acordo com o recente boletim informativo do NEPE UFSJ, publicado nesta quinta (14), São João del-Rei se encontra na faixa de tendência de redução de contágio da Covid-19, pela segunda semana seguida.
A informação animadora, entretanto, ainda sinaliza a necessidade da manutenção de cuidados com a saúde. Apesar de em redução de contágio, o município marca média móvel de 26 casos por dia de testes positivos para o novo coronavírus.
O levantamento é realizado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia, da UFSJ. Publicado semanalmente, ele tem o objetivo de acompanhar a evolução dos números de casos da doença nas cidades na região do Campo das Vertentes. O documento trabalha com a média móvel, que indica como a pandemia se propaga e consiste na média de novos casos dos últimos sete dias.
Conforme explicado, a comparação da média móvel atual, com a de 14 dias atrás, fornece a situação de contágio em determinado município.
Microrregião de São João del-Rei
Ao contrário da cidade de São João del-Rei, a maioria dos municípios da microrregião se encontram em estágio de elevação da média móvel de novos casos de Covid-19.
Nazareno lidera no aumento do número de contágio: em sete dias, subiu de zero para 7,71 casos/dia. Em seguida, aparecem os municípios de Lagoa Dourada e Madre de Deus de Minas, que aumentaram em 4 casos/dia, no mesmo período de tempo.
Barroso, Coronel Xavier Chaves, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Vicente de Minas e São Tiago também apontaram elevação na média móvel da doença.
Na microrregião, além da cidade-polo, Dores de Campos, Piedade do Rio Grande e Bom Sucesso apresentaram redução no contágio.
Microrregião de Barbacena
O município de Barbacena também apresentou redução no índice de contágio do coronavírus. Entretanto, bem como ocorre em São João del-Rei, ainda não é o momento de afrouxar os cuidados. O município possui uma média móvel de 33,14 casos/dia.
Outras cidades da microrregião, como Alfredo Vasconcelos, Carandaí, Ibertioga, Ressaquinha e Senhora dos Remédios apresentaram elevação nos números da doença.
Em contrapartida, Alto do Rio Doce, Antônio Carlos, Desterro do Melo, Paiva, Santa Bárbara do Tugúrio e Santa Rita de Ibitipoca reduziram o índice de contaminação.