Redação
Notícias Gerais
De acordo com informe epidemiológico da Prefeitura de Barroso desta quarta-feira (22), o número de casos descartados subiu para 20. Até essa segunda (20), eram 16 pacientes que testaram negativo no município.
Além dos resultados realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), o boletim registra que mais uma coleta de amostras para exame foi feita em Barroso. Assim, quatro pacientes continuam aguardando os testes de detecção de novo coronavírus na cidade, que ainda não tem nenhum caso confirmado.
Tentativa negada de reabrir o comércio local
Segundo o comunicado, houve um pedido da Associação Comercial e Industrial de Barroso para que fosse feita uma flexibilização para a reabertura do comércio da cidade.
No entanto, a secretária de Saúde, Sandra Dutra, e a procuradora jurídica, Kelle Campos, explicaram que a possibilidade de relaxamento do isolamento social e reabertura do comércio de Barroso está ligada à capacidade de enfrentamento ao coronavírus por parte do poder público, conforme recomenda o Ministério Público. “O que ainda não é a realidade da nossa região”, cita a nota.
No texto, ainda consta que “o município só pode liberar a reabertura do comércio se for confirmado que está totalmente preparado para cuidar de todos os pacientes, que tem toda a estrutura física e humana para enfrentar o risco e garantir a vida. E, ainda assim, depende de uma postura oficial do Governo do Estado, por meio oficial. No entanto, ainda está em vigor o decreto de calamidade pública que determina o fechamento do comércio chamado de não essencial.”