Redação
Notícias Gerais
Pouco mais de 48 horas depois de decretar a chegada de São João del-Rei à onda verde do programa estadual “Minas Consciente”, é divulgado – na tarde desta sexta (11) – que o município retornará para a onda amarela, considerada “etapa intermediária” de restrição.
Na última semana, as microrregiões de Barbacena e São João del-Rei adquiriram a autorização de se adequar ao terceiro e último módulo que trata sobre a reabertura de estabelecimentos comerciais durante a pandemia de Covid-19, embora a macrorregião Centro-Sul de Saúde (constituída ainda por Congonhas, Conselheiro Lafaiete e cidades vizinhas) permanecesse na onda amarela.
Nesses casos de diferença de ondas entre micro e macrorregiões, fica a cargo da administração municipal definir quais serão os protocolos de segurança que serão estabelecidos. Na ocasião, conforme publicado pelo Notícias Gerais, Barbacena e São Tiago indicaram que permaneceriam na onda amarela, sinalizando que seria uma alteração antecipada, enquanto o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), insistiu no interesse em ir para a onda verde, assinando o decreto relativo a mudança nesta quarta (9).
No entanto, na reunião desta semana que contou com representantes responsáveis pela iniciativa do Governo de Minas e dos 52 municípios da macrorregião Centro-Sul de Saúde, foi avaliado que a microrregião de São João del-Rei deve retornar à onda amarela, visto um aumento do grau de risco.
A reportagem entrou em contato com a secretária de Governo e Gabinete da Prefeitura de São João del-Rei, Adriana Rodrigues, que reafirmou a regressão de onda, que deve entrar em vigor já a partir deste sábado (11). O decreto será publicado nas próximas horas.
O que pode funcionar
A onda verde do “Minas Consciente” permite o funcionamento de alguns setores, entre eles, o aluguel de objetos pessoais e domésticos; eventos; outras atividades de serviços pessoais; atividades de recreação e lazer; cinema e atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental, desde que sejam adotadas medidas de segurança.
Já a onda amarela, que deverá ser respeitada em São João del-Rei a partir deste sábado (11), podem funcionar – de acordo com o programa do governo – atividades culturais e parques estaduais, e outros setores, entre eles:
- Bares (consumo no local);
- Autoescolas e cursos de pilotagem;
- Salões de beleza e atividades de estética;
- Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
- Papelarias, lojas de livros, discos e revistas;
- Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
- Comércio de itens de cama, mesa e banho;
- Lojas de móveis e lustres;
- Imobiliárias;
- Lojas de departamento e duty free;
- Lojas de brinquedos;
- Academias (com restrições)
- Agências de viagem
- Clubes
- Bibliotecas, museus, galerias, arquivos (com restrições)
- Parques estaduais, unidades de conservação, zoológicos e jardins (com restrições)
Os estabelecimentos incluídos na primeira etapa do programa, também têm autorização para funcionar. São eles:
- Supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência;
- Bares (somente para delivery ou retirada no balcão);
- Açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros;
- Serviços de ambulantes de alimentação;
- Farmácias, drogarias, lojas de cosméticos, lavanderias, pet shop;
- Bancos, casas lotéricas, cooperativas de crédito;
- Vigilância e segurança privada;
- Serviços de reparo e manutenção;
- Lojas de informática e aparelhos de comunicação;
- Hotéis, motéis, campings, alojamentos e pensões;
- Construção civil e obras de infraestrutura;
- Comércio de veículos, peças e acessórios automotores.
* Atualização – 11/9 – 16h44: na primeira versão da matéria, foi dito que o decreto de alteração para a onda verde foi publicado na quinta (10), quando na verdade, foi no dia anterior, na quarta (9). Assim que o erro foi percebido, a informação foi corrigida.