

Kamila Amaral
Notícias Gerais
Em boletim divulgado na noite desta terça (26), a Prefeitura Municipal de Dores de Campos informou que a cidade já confirmou 501 casos de Covid-19. Destes, 445 estão recuperados, 49 pacientes estão em quarentena e 14 morreram pela doença.
Além de um paciente internado, a morte de uma senhora de 79 anos segue em investigação.
O número de casos confirmados chama a atenção devido a situação populacional da cidade, que tem cerca de 10.200 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O primeiro boletim epidemiológico de 2021, publicado no dia 07/01, mostrava que a cidade tinha, até então, 384 casos de Covid-19 e dez vítimas fatais da doença. Na véspera de Natal, eram 294 casos confirmados e seis mortes por Covid-19.
A secretária municipal de Saúde, Viviane Ferreira, pontua a falta de conscientização da população local e de visitantes no combate à pandemia. Segundo ela, as aglomerações em sítios, a falta do uso de máscara e a resistência do comércio em seguir os protocolos sanitários são os responsáveis pelo aumento expressivo do número de casos e mortes na cidade.
“A gente enviou o decreto para todos os estabelecimentos de comércio; conversamos com os comerciantes para que eles façam as vendas por delivery; mas, infelizmente, eles não estão escutando a gente em nada”, revela a secretária.
Novas ações
A Vigilância Sanitária Municipal irá endurecer a fiscalização do comércio. Os locais que não seguirem os protocolos terão o alvará de funcionamento cassado.
Na tarde desta quarta (27), a secretária Municipal de Saúde se reúne com o promotor municipal para discutir medidas que possam ser adotadas no combate à pandemia.
Uma das propostas que pode vir a ser implantada em Dores de Campos é a utilização dos “Fiscais Covid-19”. Na cidade de Barroso, a Vigilância Sanitária está atuando com agentes orientadores, vistoriadores e fiscalizadores. Segundo a administração municipal barrosense, a ação tem tido efeito em evitar a proliferação do novo coronavírus.